sábado, 27 de novembro de 2010

CASAS BAHIA, “Dedicação Total a Você”.


Samuel Klein nasceu em 15 de novembro de 1923 na Polônia. Terceiro de nove irmãos, filho de Sucher e Szeva Klein, Samuel teve uma infância modesta, ajudando o pai carpinteiro, depois de abandonar os estudos fugindo do preconceito e da perseguição aos judeus na época. Iniciada a Segunda Guerra Mundial, em 1939, Samuel Klein foi preso e enviado a um campo de concentração em Maidanek, na Polônia, junto com seu pai. Sua mãe e cinco irmãos mais novos foram para o campo de extermínio de Treblinka e Samuel nunca mais os viu. Foi enviado a um campo de trabalhos forçados, onde sobreviveu com as habilidades de carpinteiro. Em 1944 Samuel conseguiu fugir aproveitando-se de uma distração dos guardas, quando os alemães resolveram retirar os presos de Maidanek e levá-los a pé para a Alemanha. Permaneceu na Polônia até o fim da guerra. Em seguida foi para Munique, na Alemanha, onde ficou por seis anos. Samuel tornou-se comerciante na Alemanha: comprava vodca de fazendeiros e vendia para os soldados russos, além de viajar para vários lugares abastecendo com o que estava em falta. Em cinco anos juntou algum dinheiro. Em Berlim conheceu e casou-se com Chana, uma jovem vendedora de uma loja de calçados. Nesta época Samuel já tinha se reencontrado com a família que havia sobrevivido àqueles duros anos.


Em 1950 nasceu o primeiro filho do casal, Michael Klein. O casal Klein teve outros três filhos - Saul, Oscar e Eva Klein -, já no Brasil. Cansado de conviver com guerras e instabilidades políticas, Samuel decidiu, em 1951, aventurar-se pela América do Sul. Primeiro foi para a Bolívia e ali se deparou com o país em plena guerra civil. Mudou o rumo e chegou no ano seguinte ao Brasil. Ficou no Rio de Janeiro, na casa de uma tia, por seis semanas, depois veio para São Paulo, chamada na época de “cidade do trabalho e do emprego”.

Chegou a São Caetano do Sul com apenas US$ 6 mil, dos quais somente 1/3 foi aplicado para o começo de um pequeno negócio. Comprou uma charrete e, com a ajuda de um conhecido que transitava bem pelo comércio no bairro paulista do Bom Retiro, reduto dos imigrantes judeus e árabes na década de 50, conquistou uma carteira de 200 clientes e mercadorias – roupas de cama, mesa e banho. De porta em porta, começou a mascatear pelas ruas da região do ABC, oferecendo condições (prestações no crediário) a quem não podia pagar. Já nesta época, comprava por 100 para vender por 200, e vendia a prazo, seis ou oito prestações.

Em 1970, abriu a primeira loja em São Paulo, no bairro de Pinheiros. Nesta época começou a comprar outras empresas como as lojas Piratininga, depois a rede Columbia, a Tamakavi, a Domus e as lojas Ultralar, Modelar e Garsom, do Rio de Janeiro. Os filhos Michael e Saul Klein começaram a trabalhar na sede da empresa na década de 80, período em que foi inaugurada a 100ª loja. Sempre à frente dos negócios, Samuel comandou a expansão em ritmo acelerado, com a abertura de novas filiais nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, todas na década de 90. Em 1996, a CASAS BAHIA abriu o maior Centro de Distribuição da América Latina, e segundo maior do mundo, em Jundiaí

No ano 2000, chegou a Goiás e ao Distrito Federal. Em 2003 Samuel completou 80 anos e publicou sua biografia: “Samuel Klein e Casas Bahia, uma trajetória e sucesso”, pela Editora Novo Século. No ano seguinte, a CASAS BAHIA entrou no Estado do Rio Grande do Sul, já com 14 milhões de clientes e mais de 400 lojas. O segredo de lidar com todas as camadas sociais, com foco principal nas classes populares se traduz em números bastante significativos. Em 2006, a rede fechou o ano com 15.2 milhões de contratos aprovados. Sua plataforma de clientes no ano somou 26.3 milhões de pessoas, mais do que a população da maioria das cidades brasileiras. No dia 11 de novembro de 2008 a empresa fez história ao inaugurar a primeira loja dentro de uma favela, localizada em Paraisópolis na zona sul da capital paulista.

A empresa investiu R$ 2 milhões para abrir esta nova loja. A ação da rede varejista chamou atenção da mídia e especialistas do varejo, e acabou sendo manchete no jornal Financial Times. Foi desta forma que Samuel Klein construiu um verdadeiro império varejista, onde mais de 20 milhões de consumidores compram todo ano, que fatura cerca de R$ 14 bilhões anualmente. No final de 2008, depois de três anos de desenvolvimento e R$ 3.7 milhões investidos, a CASAS BAHIA lançou seu portal virtual de compras na Internet.