Através dos anos, a AIR FRANCE incorporou a imagem de uma empresa inovadora e pioneira. Em 1936, o serviço aéreo da AIR FRANCE para o Brasil já era semanal. O correio era transportado entre a França e o Brasil em dois dias. No final de 1938, o serviço passa a ser acessível a passageiros, sendo interrompido em 1940 por causa da Segunda Guerra Mundial. Na véspera do conflito, a companhia tinha uma frota de 85 aeronaves que voavam nas regiões da Europa, África, América, Atlântico do Sul e uma linha para a China. Durante este período a companhia mudou temporáriamente as suas operações para Casablanca, Marrocos. Com o fim do conflito a empresa volta a se expandir, inaugurando seus vôos intercontinentais, tendo como destino a cidade de Nova York. Nesta época, as empresas aéreas francesas foram estatizadas.
Em janeiro de 1946 foi criada a Société Nationale Air France, que teria seu nome alterado para Compagnie Nationale Air France por um ato governamental pouco depois. No dia 1 de julho a empresa inaugurou o vôo direto regular entre as cidades de Paris e Nova York. A viagem, feita em um Douglas DC-4, era feita em pouco menos de 20 horas. Em 1948 a AIR FRANCE já tinha a maior frota do mundo, composta por 130 aeronaves. Nos anos 50, a AIR FRANCE cresceu tanto que possuía a maior rede de rotas no mundo e, nos anos 60, incorporou os primeiros jatos à sua frota, como o Caravelle e o Boeing 707, que além de encurtarem o tempo de vôo, davam mais conforto aos passageiros. A empresa foi a primeira operadora comercial do Airbus A300, lançando serviços com esta aeronave entre Paris e Londres em 23 de maio de 1974. Em conjunto com a British Airways, foi a primeira operadora de vôos comerciais do Concorde em 1976, com as rotas Paris-Rio de Janeiro, Paris-Caracas, Paris-Washington, e no ano seguinte, com a famosa Paris-New York, feita em apenas três horas e quarenta e cinco minutos.
No início da década de 80 a AIR FRANCE viveu seu momento de glória: mais de 34 mil empregados, 100 aviões (incluindo 33 Boeing 747) e 150 destinos em 73 países. Estabelecer seu centro de operações no Aeroporto de Paris – Charles de Gaulle foi um importante desafio vencido nos anos 90. A companhia ganhou em modernidade e eficiência, refletidas em sua rede, frota e serviços em terra e de bordo. Finalmente no dia 25 de julho de 1994, as empresas aéreas estatais francesas, AIR FRANCE, Air Inter, Air Charter e UTA foram unificadas e suas identidades foram fundidas sob a bandeira da AIR FRANCE, culminando, em fevereiro de 1999, com a privatização parcial da empresa pelo governo francês.
Apesar das duas crises que afetaram o setor aéreo no começo do novo milênio – os ataques de 11 de setembro e a epidemia de SARS – a AIR FRANCE inaugurou nova etapa em seu desenvolvimento, primeiro com a constituição de uma aliança mundial chamada SkyTeam, formada com outras companhias aéreas como Delta Airlines, Korean Air e Aeromexico; depois com a estruturação de suas rotas regionais com a criação de três subsidiárias (Brit Air, Regional Airlines e CityJet); e por último, em setembro de 2003, com o anúncio da fusão com a holandesa KLM (Royal Dutch Airlines), criando assim a maior companhia aérea europeia (Air France-KLM), que continuaram a voar com suas próprias cores, no entanto oferecendo serviços conjuntos. O processo foi concluído em 5 de maio de 2004. Atualmente, a empresa resultanto da fusão oferecem aos seus clientes uma rede combinada, que resulta em 247 destinos em 104 países.
Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com