Para entender a história da panificadora VISCONTI, é preciso compreender antes como surgiu o que durante anos foi principal produto da marca: o Panettone. No dia 5 de setembro de 1395 durante os festejos das entregas das insígnias Ducais, surgia na cidade de Milão por obra e arte do mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, Duque de Milano, o famoso Panettone. E foi baseado nesta delícia italiana que no ano de 1962 um grupo de empresários italianos, fundou a empresa VISCONTI na cidade de São Paulo para produzir e comercializar o tradicional doce milanês típico das festas natalinas. O nome escolhida para a nova empresa foi uma homenagem ao inventor deste tradicional doce. Durante mais de duas décadas os panettones da marca VISCONTI foram presença constante nas comemorações natalinas de milhões de brasileiros.
Em 1982, surgiu a Visagis S.A. Indústrias Alimentícias, fruto da união de duas empresas que representavam, cada uma a seu modo, o que há de mais tradicional da cozinha italiana do Norte e do Sul. De um lado, a Indústria Brasileira de Conservas Agis Ltda., fundada por italianos em 1960 em São Roque, cidade do interior de São Paulo, para produzir frutas cristalizadas, utilizando a técnica da escola siciliana. De outro, a VISCONTI produzindo e comercializando panettones, o tradicional bolo milanês. Do excelente relacionamento comercial entre as duas empresas, surgiu à proposta de fusão. A empresa resolveu manter o nome VISCONTI, já conceituado no setor de alimentos. O sucesso do produto original levou a empresa a diversificar sua linha de produtos com o lançamento da Colomba Pascal (tradicional doce do período da Páscoa), torradas e de uma linha de bolos prontos. No final da década de 90, em 1998, a VISCONTI adquiriu a Fritex, empresa fundada em 1954 no bairro do Ipiranga em São Paulo e pioneira na produção de salgadinhos para aperitivos como batatas frita (embalada em latas) e amendoins (em saquinho plástico).
Pouco depois da virada do milênio, em 2002, tendo como objetivo tropicalizar o sabor da sua linha de bolos caseiros, a VISCONTI apresentou ao consumidor a exclusiva versão banana com caramelo, que completava a linha com os sabores laranja, chocolate, fubá e o tipo formigueiro. A mudança visual da marca realizada em 2004 fazia parte do amplo projeto do reposicionamento VISCONTI, que incluía a criação das novas embalagens de Natal (as latas de panettones ganharam novas cores e temas, sendo posicionadas como uma opção de presente), seguida pelas Colombas Pascais (nas versões com frutas, frutas cristalizadas e gotas de chocolate), torradas e bolos. Em 2005, a também tradicional Bauducco oficializou a aquisição da VISCONTI, que a partir deste momento deixava de ser uma empresa para se tornar apenas uma marca.
Pouco tempo depois, em 2007, os produtos da Fritex (cujo nome estava associado à idéia de fritura, algo pouco animador para o consumo no momento em que a indústria se esforçava para banir a gordura trans dos alimentos) passaram a serem comercializados com a marca VISCONTI, que ingressava assim na categoria de salgadinhos, estendendo sua linha de produtos. Além dessa novidade, a VISCONTI também lançou no mercado uma nova linha de biscoitos, nas versões recheado (chocolate, creme e morango), wafer (chocolate, morango e creme), água e sal, cracker e amanteigado (nos sabores chocolate, coco e leite), marcando presença nas gôndolas dos supermercados o ano inteiro.
Fonte: mundodasmarcas@blogspot.com