terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Em 28 de agosto de 1965, o estudante de medicina Fred DeLuca, então com apenas 17 anos, e o cientista Dr. Peter Buck, inauguraram seu primeiro restaurante que vendia sanduíches naturais feitos em baguetes compridas, na cidade de Bridgeport, estado americano de Connecticut. A idéia de abrir um restaurante nesse molde havia surgido durante um churrasco de inauguração da nova casa do Dr. Buck, que emprestou U$ 1.000 ao jovem Fred para iniciar seu negócio e com os lucros pagar a tão sonhada faculdade de medicina. O primeiro restaurante, que originalmente se chamava Pete’s Super Submarines, vendeu em seu primeiro dia 312 sanduíches, que custavam entre 49 e 69 centavos de dólar. O restaurante rapidamente se tornou um enorme sucesso e a razão principal era um delicioso sanduíche que media 15 centímetros de comprimento chamado Submarine (comprido como um submarino), um clássico presente no cardápio da rede até os dias de hoje. Esse primeiro sanduíche incluía tomate, cebola e pimentão verde, mas não alface. No início Fred DeLuca dirigia seu Volkswagen Beetle cerca de 100 milhas para comprar pessoalmente nas fazendas as verduras e vegetais frescos.
O negócio deu tão certo que em menos de um ano a segunda loja foi aberta e DeLuca largou a medicina. No ano seguinte ambos fundaram a Doctor’s Associates Inc., empresa que iria administrar os restaurantes da rede. Apesar do sucesso, somente em 1968, na inauguração do quinto restaurante da rede o nome SUBWAY foi utilizado pela primeira vez, inspirado no formato de seus sanduíches. A primeira franquia da rede foi aberta em 1974 na cidade de Wallingford localizada no estado de Connecticut. Nos anos seguintes a rede viveu um forte período de expansão com a inauguração do primeiro restaurante fora do estado de Connecticut, em Massachusetts, no ano de 1975; o primeiro restaurante no estado da Flórida, localizado na cidade de Fort Lauderdale, em 1976; em 1981, a abertura do restaurante de número 200 na cidade de Renton, estado de Washington; a inauguração do primeiro restaurante internacional no Bahrain, no Oriente Médio, em dezembro de 1984; além de expandir-se para Porto Rico, em 1985; inaugurações dos primeiros restaurantes no Canadá; e a inauguração do restaurante de número 1.000 na cidade de Anderson, estado de Indiana, em 1987. Além disso, nesse período o SUBWAY ampliou seu cardápio oferecendo mais opções aos seus consumidores. Em 1989, a rede já estava presente em todos os estados americanos com 3.000 restaurantes em funcionamento. A década de 90 foi marcada por alguns acontecimentos históricos, como em 1990 quando a primeira unidade foi aberta no México; em 1991 quando foi inaugurado o primeiro SUBWAY em um campus universitário, dentro de um parque temático e em Aruba; em 1993 com a inauguração do primeiro ponto de venda dentro de uma loja de conveniência; e em 1995 quando a rede comemorou o trigésimo aniversário atingindo a impressionante marca de 11.000 restaurantes abertos pelo mundo, com restaurantes inaugurados na China, Irlanda, Egito, Espanha e El Salvador. Em 1997 a SUBWAY lançou a campanha “7 under 6“ que consistia em 7 sanduíches com 6 gramas ou menos de gordura, demonstrando a preocupação da rede em relação a saúde. Somente em 1999, pela primeira vez na história da rede, uma campanha publicitária para televisão foi exibida nacionalmente em todos os dias da semana. Nos anos seguintes a rede se espalhou pelo mundo, inaugurando centenas de novos restaurantes em vários países, ultrapassando o McDonald’s em número de restaurantes nos Estados Unidos em 2002.

A rede desembarcou no Brasil, em 1993, mas erros estratégicos fizeram com que a SUBWAY quase deixasse o país, em 2000, quando sobraram apenas duas lojas. Depois de uma reestruturação nos negócios, a rede voltou a apostar no Brasil em 2003, que hoje se tornou um mercado prioritário para a empresa. Independente da localização do restaurante SUBWAY, o cardápio principal é relativamente o mesmo, com exceção de algumas pequenas variações culturais e religiosas. Viajantes internacionais poderão encontrar a mesma qualidade dos ingredientes independente da nação em que estejam viajando. Poderá saborear um delicioso sanduíche de Peito de Peru, com uma variedade de vegetais e condimentos de sua escolha, servido no pão assado, tanto em um restaurante na Jamaica como em uma unidade localizada na Nova Zelândia. Hoje em dia, a fórmula adotada pela rede tem dado certo e permitido que sejam abertas cerca de duas mil novas lojas por ano ao redor do globo, num investimento anual de US$ 400 milhões. O resultado desse sucesso fez com que a SEUBWAY se tornasse a maior rede de alimentação rápida em números de lojas, superando o poderoso McDonald’s.

 Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com