terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


A empresa foi fundada no dia 5 de julho de 1951, em Arroyito, um pequeno povoado de quatro mil habitantes na província de Córdoba, na Argentina, sob a liderança de Fulvio Salvador Pagani, filho de um padeiro e descendente de italianos, com o apoio de um grupo de empreendedores compostos pelos irmãos Modesto, Pablo e Vicente Maranzana, além de Mario Seveso e Enrique Brizio. O nome ARCOR é a junção de Ar de Arroyito (o nome do povoado) e Cor de Córdoba (a província). O objetivo inicial era instalar uma fábrica com capacidade de produção de 10 toneladas diárias de caramelos, oferecendo aos consumidores produtos de excelente qualidade a preços justos. Esta cifra, aparentemente ambiciosa, foi rapidamente superada devido ao enorme sucesso de suas balas, aprovadas pelos pais de crianças que buscavam qualidade, segurança e confiança em produtos deste segmento. O processo de expansão foi lento, porém constante, começando primeiro pela região interior da Argentina e bem mais tarde chegando à capital Buenos Aires.
Em 1958, a ARCOR, que havia modernizado sua linha de produção com equipamentos europeus, já produzia mais de 60 toneladas diárias de balas e de outras deliciosas guloseimas açucaradas como gomas de mascar, alfajores, doces e pastilhas, revelando desde cedo sua vocação para expansão e diversificação em sua linha de produtos. No ano de 1964 a empresa realizou suas primeiras vendas de matérias-primas para o exterior, participando também de feiras internacionais em seu segmento. Em 1968 suas guloseimas começaram a ser exportadas para os Estados Unidos. Em 1970 a ARCOR deu início a produção de chocolates em barras, expandindo depois para a fabricação de bombons, e mais tarde, ovos de páscoa. A partir desta década, já com várias fábricas na Argentina, começou a expandir-se timidamente na América do Sul, fixando-se no Paraguai (1976) e Uruguai (1979). Em 1981, desembarcou no Brasil, adquirindo a Nechar Alimentos, uma fábrica de balas em Rio das Pedras, no interior paulista, que vem sendo modernizada e hoje abriga suas unidades de produção de balas e chicletes no país. Esta época também foi marcada pelo lançamento de um dos produtos de maior sucesso da empresa: os bombons Bon o Bom, acessíveis a todos, vendidos individualmente e que iriam agradar à adultos e crianças. A década de 90 começou de forma trágica com a morte do fundador da empresa em um acidente no dia 29 de dezembro. Seu filho mais velho, Luis Alejandro Pagani, assumiu o comando da empresa e deu início a transformação da ARCOR em uma empresa global com o lançamento de novas marcas como os chocolates Cofler e o ingresso no segmento de chocolates finos, além das aquisições da empresa Aguila Saint, uma das mais tradicionais produtoras de chocolates da Argentina; Noel, outra tradicional marca argentina de doces e guloseimas com mais de um século de vida; LIA, reconhecida produtora de bolachas; e Dos en Uno, empresa chilena líder na produção de guloseimas e chocolates.
Acreditando no potencial brasileiro, ergueu em Bragança Paulista a mais moderna fábrica de chocolates do grupo, inaugurada em 1999, mesmo ano em que abriu escritórios comerciais no Canadá. A empresa também cresceu no mercado brasileiro através de aquisições de marcas tradicionais como as balas 7 Belo e Kids, e da tradicional paçoca Amor, criada em 1959 e que se tornou um ícone em seu segmento. Em abril de 2004, a empresa anunciou a joint venture com o Grupo Danone no ramo de biscoitos na Argentina, Brasil e Chile. Essa aliança deu origem a maior empresa de biscoitos da América do Sul, comercializando marcas tradicionais como Aymoré (tradicional marca de bolachas mineira que surgiu no mercado em 1958), Triunfo (no mercado desde 1977, sempre trazendo para o consumidor biscoitos diferenciados e uma grande variedade de sabores), Danix (linha biscoitos que as crianças adoram, que além de gostosos são enriquecidos com Vitacálcio, um mix de vitaminas e cálcio) e Break’ Up (linha de biscoitos que fala a língua dos adolescentes).
Outras grandes novidades foram o ingresso da empresa no segmento de produtos sorvetes, estendendo as marcas tradicionais de suas guloseimas para sorvetes; e a aquisição da empresa argentina Benvenuto S.A.C.I., líder na produção de doce de leite, marmelada, pescados em latas, molhos de tomate, com marcas consagradas como La Campagnola, Nereida, Salsati e Poncho Negro.
Com um constante crescimento e forte vocação internacional, a empresa consolidou-se nos dias de hoje como um grupo industrial líder entre os quatro segmentos em que é especializada: guloseimas, biscoitos, chocolates e alimentos. Maior produtor mundial de caramelos, a ARCOR possui um compromisso constante com a qualidade e a inovação, refletidas no lançamento de mais de 100 novos produtos por ano no mundo inteiro.




Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com