quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O BURGER KING foi fundado por James W. McLamore e David Edgerton, dois homens que tinham experiência no ramo de restaurantes e acreditavam no conceito simples de oferecer refeições rápidas a preços razoáveis, em 4 de dezembro de 1954 no subúrbio da ensolarada cidade de Miami na Flórida. O primeiro restaurante originalmente chamado Insta BURGER KING, estava localizado no endereço 3090 N.W. 36th Street, e vendia hambúrguer e milkshake por 18 centavos de dólar, oferecendo ainda dois tamanhos de refrigerantes. Três anos mais tarde, em 1957, foi lançado o famoso sanduíche WHOPPER custando apenas 37 centavos, e que se tornaria o carro-chefe da rede BURGER KING. Em 1961 os direitos de franquia nacional e internacional começaram a operar. Dois anos depois, a rede inaugurou seu primeiro restaurante internacional em Porto Rico. Pouco depois, em 1967, contando com uma rede de 275 restaurantes, o BURGER KING foi vendido para a Pillsbury Company.
No ano de 1975 ocorreu a inauguração de sua primeira loja na Europa, localizada na cidade de Madrid. Em 1983 a empresa resolveu investir nas faculdades, abrindo sua primeira loja no campus da Northeastern University em Boston. A década de 90 começou com o lançamento do programa Burger King Kids Club, uma espécie de clube de relacionamento para crianças, que recebeu mais de um milhão de inscrições em seus primeiros dois meses. Em 1993 a rede inaugurou sua primeira franquia na Arábia Saudita e o milésimo restaurante, localizado em Sydney na Austrália. No ano seguinte foram inauguradas suas primeiras lojas em Israel, Omã, República Dominicana, El Salvador, Peru e Nova Zelândia, contribuindo para a rede atingir 7.600 restaurantes em 56 países nos anos seguintes. A rede anunciou, em 1998, uma grande reformulação em suas lojas, que ganharam ambientes mais modernos e aconchegantes, e no logotipo da marca, começando as mudanças pela cidade de Reno, estado de Nevada. Somente em 2004 a rede chegou ao Brasil. Adotando a mesma postura agressiva na mídia, como é utilizada nos Estados Unidos, a campanha de inauguração em solo brasileiro estreou fazendo comparações diretas ao rival McDonald’s nas propagandas. Os comerciais incluíam frases provocativas como “abaixo a ditadura” e a “concorrência está frita”, além de dizer que as três primeiras lojas na capital paulista ficavam ao lado ou na frente de uma unidade do McDonald’s.
Recentemente, em 2009, a marca anunciou o programa BURGER KING 20/20, que engloba, não somente uma nova decoração e design de suas lojas, como também torná-las mais sustentáveis. Dentre as novidades estão: utilização de paredes de tijolos, metal e concreto; lâmpadas LEDS nas áreas internas e externas, economizando assim 55% da energia; carregador para veículos elétricos; abastecimento através de energia eólica e solar; além da apresentação do cardápio em telas LCD e mais elementos gráficos e de sinalização. O projeto também inclui a experiência de adição de novos itens no cardápio como costelas com molho Barbecue, salmão grelhado e carnes. Além disso, as embalagens também sofreram reformulação: iniciando pela Europa, em 2010, a rede apresentou suas novas embalagens inspiradas no movimento Pop Art dos anos 50, com design baseado no estilo do artista Andy Warhol. A idéia do novo projeto é proporcionar uma experiência mais intimista e aumentar o engajamento dos consumidores com o local e a marca. A primeira unidade foi inaugurada no aeroporto Schiphol em Amsterdã. Até agora, mais de 75 restaurantes adotaram o design 20/20 em cidades como Miami, Cidade do México, Houston, Edimburgo, Xangai, Vancouver, Roma e Londres. A nova arquitetura será adotada em todas as lojas da rede no mundo. No início de setembro de 2010, o fundo 3G Capital, que concentra os investimentos do trio de brasileiros, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, comprou a rede por US$ 4 bilhões, entre aquisição de ações (o capital foi fechado na Bolsa de Valores) e pagamento de dívidas. Considerada uma espécie de patrimônio cultural dos americanos, essa é a segunda vez em menos de oito anos que a rede é negociada. Em 2002, a inglesa Diageo, antiga controladora, vendeu a rede para o Texas Pacific Group (TPG), a Bain Capital e o banco Goldman Sachs. Os então proprietários abriram o capital da empresa, em 18 de maio de 2006, mas não tiveram muito sucesso. Os novos controladores brasileiros, como forma de reduzir a dependência do BURGER KING em relação ao mercado americano, apesar da empresa bater um recorde e abrir 338 pontos de venda fora de Estados Unidos e Canadá durante o ano de 2009, anunciaram um plano de inaugurar 500 novas lojas na América Latina nos próximos anos. 
Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com