quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tudo começou no final dos anos 40, quando o jovem Dr. Robert Hutson, dentista da Califórnia e uma das maiores autoridades americana na prevenção de doenças bucais, sentia-se frustrado com as escovas dentais disponíveis no mercado e avaliava que seus pacientes negligenciavam os cuidados bucais diários devido à má qualidade e rigidez das cerdas das escovas, prejudiciais ao frágil tecido gengival. Em 1950, ele desenvolveu uma revolucionária escova de nylon macio, para massagear e limpar com total segurança os dentes e gengivas, com pontas arredondadas e 2.500 cerdas, três vezes mais que as escovas da época. A essa escova, ele deu o nome de Oral-B (abreviação de Oral Brush). O nome foi escolhido porque ele acreditava que as escovas eram importantes para toda a boca (em inglês oral). A letra “B” foi colocada por ser a inicial da palavra “Brush” (escova em inglês). O primeiro modelo da escova foi batizado de Oral B 60 porque tinha 60 ramos de cerdas. Outros dentistas ficaram tão entusiasmados que Dr. Hutson começou a produzir artesanalmente pequenas quantidades dessas escovas para distribuição entre seus pacientes ou via correio. Conforme a notícia foi se espalhando, dentistas do outro lado da costa americana começaram a recomendar as escovas Oral-B a seus pacientes. Em 1969 foram lançados vários tamanhos de escovas. Nesse mesmo ano também foram lançados os primeiros comerciais impressos da marca. Nesta época, a marca ganhou enorme visibilidade quando o astronauta Neil Armstrong usou, um minuto antes de sua histórica caminhada na lua, uma escova de dente ORAL B Classic.Em 1971 a Cooper Laboratories, uma empresa farmacêutica, adquiriu a empresa fabricante da Oral-B. Nesse período, uma agressiva expansão de marketing em vários países da Europa, América Latina e Ásia, transformou as escovas dentais Oral-B como a marca número 1 do mundo. Além disso, foi a primeira escova de dente a ir para o espaço. As escovas com a marca Oral B estavam a bordo da nave Apollo 11. Os produtos da marca foram introduzidos no mercado brasileiro em 1978 pela Cooper do Brasil. Durante muitos anos no Brasil, os produtos da marca foram divulgados em faculdades de odontologia e consultórios odontológicos e, comercializados fortemente em farmácias e drogarias, e discretamente em supermercados, obtendo um grande prestígio junto aos dentistas e consumidores.
Em 1984, a renomada Gillette Company adquiriu a empresa Oral-B Laboratories, tendo em vista que a força e a credibilidade da marca trariam muitos benefícios por sua inovação, reputação e sinergia com as outras linhas de produtos da empresa. Por meio da Gillette, a marca desenvolveu uma série de novos produtos e tecnologias, incluindo a patente de cerdas Indicator, que sinalizam o momento exato e ideal para troca da escova dental. Mais recentemente, lançou a CrossAction, uma revolucionária escova que, com suas cerdas exclusivas CrissCrossT, posicionadas em ângulos opostos para levantar e remover com maior eficiência a placa bacteriana entre os dentes e ao longo da linha da gengiva. Em 1988, o famoso personagem, Dentista Rob, apareceu em uma campanha publicitária enfatizando a frase “The Brand More Dentist Use”. No início dos anos 90, as marcas Oral-B e Braun se juntaram para o lançamento de uma série de escovas elétricas sob a marca Braun Oral-B. Esses produtos combinaram as patentes de tecnologia de cerdas Oral-B com o poder de limpeza de alta velocidade em oscilação. As vendas foram impulsionadas em 2001 com o acordo de licenciamento com a Disney, quando a marca passou a ter o direito de utilizar personagens famosos do mundo mágico de Walt Disney, como Mickey Mouse, Ursinho Pooh, Buzz Lightyear e as princesas, em seus produtos, atraindo assim a atenção do enorme e potencial segmento infantil.
Em 2005, com a compra da Gillette pela poderosa Procter & Gamble, a marca Oral-B passou a fazer parte do portfólio da gigante americana. Em abril de 2009, lançou no mercado brasileiro a pasta de dente Oral B Pro-Saúde, produto que marcou a entrada da Oral B no segmento de creme dental no Brasil, pois até então só atuava na área de higiene bucal com escovas de dente e antissépticos bucais. A nova pasta de dente é uma versão similar da Crest Pro Health. O novo creme dental reuniu 25 patentes de invenções, incluindo uma substância que elimina as bactérias da boca e outra que reduz as manchas nas superfícies dos dentes. Foi graças a toda essa filosofia que o nome Oral-B se transformou em símbolo de respeito e organização, em imagem de produtos da mais alta qualidade. A partir do perfeito relacionamento desenvolvido com os dentistas, tornou-se a escova de dente número 1 em termos de recomendação e uso profissional no mundo todo.
Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com