quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tudo começou exatamente no dia 6 de novembro de 1950, quando Waldyr Beira com a ajuda de seu irmão, João, fundou a Química Amparo que iniciou atividades empresariais em Amparo, uma pequena cidade do interior de São Paulo. Nessa comunidade, no caminho do “Circuito das Águas” paulista, a nova empresa começou a produzir o tradicional Sabão em Barra YPÊ. O nome da nova marca foi inspirado no Ipê, árvore-símbolo do Brasil por estar presente em todas as regiões, expressando assim o desejo de ser uma empresa capaz de trazer beleza e frescor para o dia-a-dia, trabalhando com a simplicidade e a diversidade, características do jeito brasileiro de ser. A empresa foi pioneira no planejamento de produtos com foco na sustentabilidade. Seu primeiro produto, o sabão em barra, era biodegradável e de origem natural.

Não demorou muito para o sabão conquistar a confiança dos consumidores da pequena cidade e região. Durante três décadas o sabão em barra YPÊ conquistaria milhões de consumidoras em todos os cantos do país. Já na década de 80, outro marco colocou a empresa entre as indústrias mais inovadoras do segmento com o lançamento do lava-louças líquido YPÊ Neutro. A década de 90 foi marcada pela consolidação de sua linha de produtos com o lançamento de novas versões e fragrâncias, além de lava-roupas e amaciantes.

Para incrementar a fabricação da linha de detergentes em pó, a empresa incorporou a antiga fábrica Tecnicron, situada na cidade de Salto, interior de São Paulo, em maio de 2001. Após um processo de reestruturação e adequação às exigências de qualidade, o parque industrial foi reinaugurado com o relançamento das marcas TIXAN YPÊ e YES. No ano seguinte foi a vez da cidade de Simões Filho na Bahia ter uma unidade produtiva da empresa, ampliando assim sua presença na região nordeste do país. A partir deste momento, a máquina de lançamentos e o laboratório de pesquisas e desenvolvimento aceleraram ainda mais o ritmo com a introdução de inúmeros produtos sob a marca YPÊ, ingressando em novas categorias de mercado. Em 2005, a marca se preocupou também com a “roupagem” de seus produtos relançando a linha de amaciantes em nova embalagem. A empresa considerou essa estratégia de renovação de imagem fundamental para a conquista da liderança neste segmento. Nos últimos anos a empresa passou a adotar práticas das grandes companhias, como por exemplo, a unificação dos diferentes rótulos de seus produtos sob o guarda-chuva da marca YPÊ. Além disso, impulsionada pela busca permanente da qualidade e atenta à evolução tecnológica, imprimiu valor à marca YPÊ, que conquistou o reconhecimento dos consumidores, oferecendo produtos desenvolvidos dentro de rigorosos padrões de qualidade e eficiência. A marca também apostou em garotas-propaganda de forte apelo popular para ganhar visibilidade como o casal Nicette Bruno e Paulo Goulart, a atriz Suzana Vieira e a cantora Daniela Mercury.
No ano de 2010, em comemoração ao aniversário de 60 anos e retribuição pela confiança dos seus consumidores, a YPÊ assumiu o compromisso de plantar mais 100 mil árvores, totalizando então, 350 mil árvores plantadas no projeto Floresta Ypê, iniciado no ano de 2007 em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Em mais de 60 anos de atuação no mercado, a empresa tem se destacado pela formulação de produtos que não agridem o meio ambiente, como o lava-roupas em pó YPÊ Premium que, por ser livre de fosfato, ajuda a preservar a vida aquática; pela inovação constante e pelas iniciativas socioambientais, como o projeto Florestas Ypê e o tratamento de efluentes, captação de chuva para uso industrial e reuso de água nos processos internos, como jardinagem e limpeza, em todas as plantas industriais.

Você sabia?


● O detergente líquido YPÊ foi o primeiro na categoria a usar embalagem transparente. Atualmente o detergente pode ser encontrado em frascos transparentes, nas versões Clear, Guaraná, Aloe Vera, ou em frascos translúcidos, nas versões Neutro, Maçã, Coco e Limão.
 
 
 
 
Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com