A Colgate & Company, assim designada após a morte do seu fundador em 1857, lança no mercado, no ano de 1866, o seu primeiro sabonete cosmético perfumado – chamado “Cashmere Bouquet” - que, até finais dos anos 80, encontrava-se ainda na preferência de muitos consumidores norte-americanos, o que significa que o seu sucesso se estendeu durante cerca de 120 anos. As inovações urgem e, em 1873, lançou o produto que viria revolucionar a imagem da empresa - o creme dentrífico Colgate (conhecido hoje em dia como pasta de dente). Inicialmente comercializado em potes, era uma pasta cremosa e aromática, que a partir de 1896 passou a ser embalada em tubos flexíveis de estanho, muito semelhantes aos que conhecemos atualmente.
Nesse mesmo ano, foi estabelecido o primeiro laboratório de pesquisa COLGATE. No ano de 1906, a Colgate & Company celebrou seu Centenário com uma linha de produtos com mais de 800 variáveis.
A empresa inicia, em 1911, um projeto educacional de saúde bucal para crianças com a distribuição de amostras grátis de escovas e cremes dentais, proporcionando que higienistas demonstrem a correta maneira de escovação. Três anos mais tarde, instalou sua primeira subsidiária Internacional no Canadá. Na década de 20 começou a instalar operações na Europa, Ásia, América Latina e África. Em 1928, associou-se à Palmolive-Peet Company, que se dedicava ao fabrico de sabonetes desde 1864 quando foi fundada por B.J. Johnson na cidade de Milwaukee, constituindo assim a Colgate Palmolive-Peet Company. Aproveitando a notoriedade dos seus produtos, nomeadamente a pasta dentrífica COLGATE e o sabonete Palmolive, a nova empresa aumentou suas vendas.
No final da Segunda Guerra Mundial, em 1947, e mantendo-se na vanguarda das inovações, lançou um novo produto, na categoria de limpeza doméstica - o AJAX - estabelecendo uma poderosa marca global no segmento, passando, assim, a atuar em três segmentos diferentes: a higiene oral, pessoal e limpeza doméstica. Em 1953, passa então a adotar a sua atual denominação social: Colgate-Palmolive. As vendas anuais da empresa ultrapassaram a marca dos US$ 5 bilhões em 1989. O Programa de saúde bucal - Sorriso Saudável, Futuro Brilhante – é expandido em 1996, atingindo 50 países com programas escolares e clínicas dentais móveis. Em 1998 a COLGATE se tornou líder no mercado norte americano. Nos anos seguintes a COLGATE se expandiu para novos mercados como a Rússia e países da Europa Central.
Créditos: mundodasmarcas.blogspot.com