O nome MICROSOFT provêm da junção das palavras inglesas "microscopic" e de "software". No ano seguinte o nome MICROSOFT é registrado como marca. Em 1978 já estabelecia seu primeiro escritório internacional no Japão, fechando o ano com vendas superiores a US$ 1 milhão. A sede da empresa foi transferida em 1979 da cidade de Albuquerque para a Belleuve, estado de Washington. Nesse mesmo ano inicia sua entrada no mercado Europeu. A partir deste momento a MICROSOFT começaria a mudar nossas vidas com lançamentos de produtos revolucionários como o MS-DOS 1.0 (Microsoft Disk Operating System) introduzido em 12 de agosto de 1981, quando a IBM lançou seu computador pessoal com esse sistema operacional de 16 bits. Em troca de um pagamento irrisório, a IBM se comprometeu a usar exclusivamente o programa da MICROSOFT. Com a força da IBM por trás, o MS-DOS se tornou em poucos anos a plataforma padrão da indústria de computadores pessoais.
Com os lucros adquiridos, Gates construiu a nova sede da MICROSOFT em Redmond, Washington. Nos anos seguintes a empresa desenvolveu produtos que iriam marcar a evolução dos tempos como em 1983 quando lançou o Microsoft Mouse (que possuía dois botões) e o editor de texto WORD; em 1985 com o lançamento do sistema operacional Windows 1.0, que se tornou um dos maiores sucessos da história da computação; em 1987 com o lançamento do programa de planilhas eletrônicas Microsoft Excel, que já possuía uma versão para MAC lançada em 1985 e do Microsoft PowerPoint, um programa utilizado para edição e exibição de apresentações gráficas no sistema operacional Windows; em 1989 com o lançamento do Microsoft Office, suíte de aplicativos para escritório que continha programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados, apresentação gráfica, gerenciador de tarefas, e-mails e contatos; em 1993 com a introdução da ENCARTA, primeira enciclopédia feita especialmente para computador; em 1995 com o lançamento do portal MSN (Microsoft Network) e do Microsoft Explorer, um navegador para Internet; em 1997 com o lançamento do Microsoft Outlook, programa utilizado para o gerenciamento de contatos, tarefas, mensagens de e-mail, agenda e outras informações, como histórico dos documentos eletrônicos utilizados, além da introdução do Front Page, editor de páginas para internet; e em 1999 com a introdução do MSN Messenger, um programa de mensagens instantâneas.
A empresa criou recentemente uma nova tecnologia chamada Microsoft.NET. Tal tecnologia pretende funcionar como o elemento que ligará pessoas e máquinas através da Internet, como competidora tardia do Sun Java. Gerou muita desconfiança entre analistas de todo o mundo, que acusaram-na de tentar ampliar seu monopólio para outros segmentos da internet, como E-mail, compras on-line, bate-papos, etc. Recentemente a MICROSOFT anunciou planos de abrir sua própria rede de lojas, seguindo os bem-sucedidos passos de sua rival Apple.
Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com