quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Conheça a Rede Social mais famosa do Mundo: FACEBOOK!

O estudante de graduação Mark Zuckerberg e seus colegas de quarto Dustin Moskovitz e Chris Hughes, criaram o THE FACEBOOK de seu dormitório na universidade, em 4 de fevereiro de 2004, com o suporte e a acessória de Andrew McCollum e Eduardo Saverin, permitindo que os colegas da universidade de Harvard, na região de Boston, na Costa Leste dos Estados Unidos, pudessem colocar fotos e se manter em contato uns com os outros, compartilhando experiências e planejando eventos. Em quatro horas teve 450 visitantes. No final do primeiro mês cerca de metade dos alunos da universidade estavam cadastrados.
O site cresceu rapidamente e passou a admitir estudantes de outras universidades da região de Boston (Boston College, Boston University, Northeastern University, Tufts University), além de Rochester, Stanford, Columbia, Yale, NYU e Northwestern. Em dezembro rompia a barreira de um milhão de cadastrados. Era um sucesso avassalador na comunidade estudantil. Em dezembro de 2005, troca seu nome de “THE FACEBOOK” para apenas FACEBOOK. Somente em 11 de setembro de 2006, qualquer internauta, através de um e-mail, poderia se cadastrar no FACEBOOK. A explosão de tráfego foi visível: crescia cerca de 3% por semana. Em 2007, o FACEBOOK tornou-se uma das empresas de Internet mais cara do mundo, valendo quase US$ 15 bilhões. Tudo em virtude da poderosa Microsoft que comprou uma parte minoritária da empresa (1.6% de participação no capital) por US$ 240 milhões, batendo uma proposta da rival Google. O número de usuários no Brasil dobrou nos últimos três anos, totalizando mais de cinco milhões de pessoas. Recentemente, em 2009, o FACEBOOK lançou o jogo virtual Farmville, cujo objetivo é evoluir como um fazendeiro administrando uma fazenda virtual, com atividades que incluem o plantio, cultivo e colheita de diversas plantas, árvores e animais, além da construção de casas, celeiros e outros elementos típicos de uma fazenda. Atualmente o jogo possui 78 milhões de usuários no FACEBOOK.

Os diferenciais
O sucesso do FACEBOOK ante aos gigantes Orkut e MySpace é devido a inúmeras razões como:

● Não há anúncios nem spams.

● Privacidade (o perfil fica visível apenas para os seus amigos).

● Fotografias – disponível em outubro de 2005 - (não há limite de fotos e de tamanho, além de poder fazer álbuns personalizados com ferramentas como o Slideshow e o Photobucket).

● Chat (há mais de 40 tipos de aplicativos que disponibilizam chats no perfil).

● Feeds (assim que é feito o login, são mostrados os feeds dos seus amigos, como as alterações que eles fizeram no perfil, os aplicativos que eles adicionaram ou qualquer evento ou site que eles postaram).

● Compartilhamento (no FACEBOOK você pode compartilhar tudo: links, vídeos, fotos, blogs, músicas).

● Interface do usuário (a interface é muito mais agradável e inteligente).

● Aplicativos (há impressionantes 1.400 disponíveis, de horóscopos e presentes virtuais a players de música e vídeo, tornando-se o grande trunfo do FACEBOOK).

● Vídeo (há ferramentas para vídeos em comunidades e você pode colocar vídeos de praticamente todos os formatos).


O gênio por trás da marca
Mark Elliot Zuckerberg nasceu em 14 de maio de 1984 e cresceu em Dobbs Ferry, subúrbio de classe média alta de Nova York. É o segundo de quatro filhos – e o único homem – de um dentista e de uma psiquiatra. Começou a mexer com computadores bem cedo, aprendeu a fazer programação por conta própria. Quando estava no último ano do ensino médio, ele e o amigo Adam D’Angelo fizeram um programa para o Winamp, um tocador de MP3 que “aprendia” os hábitos musicais de uma pessoa e criava uma lista de acordo com seu gosto. Eles ofereceram o download gratuito de sua criação na internet, e grandes empresas, como a America On Line e a Microsoft, entraram em contato. “Foi uma oferta do tipo vocês podem vir trabalhar para nós, e, por falar nisso, nós também vamos levar essa coisa que vocês fizeram”, diz Zuckerberg. Mas os dois resolveram ir para a faculdade. D’Angelo para a Caltech e Zuckerberg para Harvard, onde tudo começou. Hoje em dia, ele é um típico geek, o nerd que gosta de tecnologia, e dono de uma fortuna estimada em US$ 1.5 bilhões pela revista Forbes e de uma empresa avaliada em US$ 6.5 bilhões. Avesso a badalações, ele tem uma rotina burocrática. Embora tenha uma fortuna no banco, sua casa não oferece nem um mínimo de conforto. Vive em apartamento alugado, cuja mobília se resume a um colchão no chão, duas cadeiras e uma mesa. "Nunca fui apegado ao dinheiro", costuma afirmar, o geek que quase nunca se separa do seu jeans, tênis e moletom.

A marca no mundo

O FACEBOOK hoje conta com mais de 400 milhões de usuários (60% deles fora dos Estados Unidos), 250 mil novos registros por dia, e ainda um modesto lucro estimado de US$ 50 milhões. O site está disponível em mais de 50 línguas e idiomas. No Brasil o número de usuários ultrapassou 5.5 milhões de usuários.

Você sabia?
● Estão publicadas no FACEBOOK mais de 15 bilhões de fotos, uma média de 44 fotos por usuários. Semanalmente são mais de 60 milhões de novas fotos publicadas.


Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com