quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O produto foi introduzido pela primeira vez no mercado brasileiro em 1970 como a primeira margarina cremosa do país pela empresa Gessy Lever, que mais tarde se transformaria na conhecida Unilever. O lançamento marcou a entrada da empresa no mercado de alimentos brasileiro. No exterior, esse segmento já se tornara um dos pilares dos negócios da empresa. No Brasil, ela precisou instalar uma nova fábrica, em Valinhos, interior de São Paulo, para fabricar o novo produto. DORIANA, comercializada inicialmente em potes redondos, revolucionou o mercado brasileiro e criou novos hábitos de consumo. O sabor, a cremosidade e a qualidade transformaram DORIANA em alimento perfeito para acompanhar pães, torradas e sanduíches, ou até mesmo na preparação de purê, cremes, bolos e massas. DORIANA CREMOSA fez tanto sucesso que atingiu a liderança do mercado já em 1976.
A década de 80 foi marca pelo lançamento, em 1985, da nova DORIANA, com mais leite e cremosidade em sua formulação. No final desta década, em 1989, a marca começou diversificar sua gama de produtos com a introdução da DORIANA CULINÁRIA, especialmente desenvolvida para quem aprecia a arte de cozinhar usando ingredientes de primeira qualidade. Pouco depois, em 1991, acompanhando as tendências do mercado por alimentos mais saudáveis e menos calóricos, a empresa lançou a DORIANA LIGHT, a primeira do mercado brasileiro. Nos anos seguintes, novos produtos foram introduzidos no mercado, como a DORIANA LÍQUIDA em 1994 e a DORIANA YOFRESH em 1997, primeira margarina feita com ingredientes obtidos do iogurte desnatado.
No final da década, em 1999, a linha DORIANA sofreu uma reformulação em suas embalagens, que passaram a serem brancas, modernas e mais alegres. No ano seguinte, nova modificação em suas embalagens, que passaram a contar com um lacre de proteção, sendo a primeira marca do segmento a introduzir este item, dando maior segurança ao consumidor na hora de comprar o produto. Sempre inovando, nos anos seguintes a marca lançou novos produtos no mercado como a DORIANA FIBRA & CÁLCIO, enriquecida com importantes elementos para uma vida saudável, primeira margarina a unir a fibra e cálcio em um único produto, em 2001; e a DORIANA OLIVA, um creme vegetal com o sabor do mais puro azeite, em 2002. E as inovações não pararam por aí: lançou as novas embalagens coloridas, para destacar cada uma das variantes do produto.
Em 2004, a marca inovou mais uma vez e lançou CREAM DORIANA (versões clássica e light), primeiro produto feito com uma combinação saborosa e saudável de ingredientes de origem vegetal e queijo. No ano seguinte, ocorreu o relançamento de toda marca DORIANA, trazendo novas embalagens, novo logotipo e novos produtos, modernizando e reforçando cada vez mais o pioneirismo da marca. Além disso, o lançamento de DORIANA EXTRA CREMOSA, introduzida com o slogan “A sua DORIANA de sempre, agora muito mais cremosa”, mudou o conceito de cremosidade da categoria; e de DORIANA VITAL, uma margarina enriquecida com vitaminas. Além disso, a linha Cream Doriana também ganhou novos produtos, aumentando seu sucesso, Azeitona e Presunto Suave, ideais para o paladar do consumidor da marca.
Em 2007, A Unilever e a Perdigão se uniram em uma joint venture para a criação da unidade UP Alimentos, responsável pela produção, venda e distribuição da linha Becel, que, alinhada com a missão de vitalidade, passou a ser a única representante da Unilever no mercado de margarinas. No negócio, as marcas DORIANA, Claybom e Delicata foram vendidas para a Perdigão. Recentemente, pensando em trazer cada vez mais benefícios à saúde dos consumidores, a empresa enriqueceu a composição de DORIANA com uma combinação de nutrientes que reúne ácidos graxos essenciais e vitaminas A, D e E. Essa formulação, denominada “Nutre Essencialis”, é um selo desenvolvido pela Perdigão, que mostra mais uma vez o compromisso de seus produtos com a nutrição. Isso tudo torna a nova formulação de DORIANA o produto ideal para a alimentação de toda a família. Em 2010, a marca comemorou 40 anos presente na geladeira de todos no Brasil. Além de diversas promoções, a marca Além realizou uma ação bem legal: na compra de três embalagens da margarina de 500g, o consumidor ganhava uma “margarineira” em formato de geladeira retro, relembrando a década de lançamento do produto.

Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com