terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Tá na vitrine, tá na C&A.

Os primeiros membros da família Brenninkmeyer eram comerciantes de linho e produtos têxteis no século XVII, mas a história do êxito começou há 200 anos, quando os irmãos Clemens e August (cuja união das inicias de seus nomes resultou na sigla C&A) abandonaram sua casa na cidade de Mettingen, norte da Alemanha, e abriram um centro de distribuição para comercializar produtos têxteis na pequena Sneek, na Holanda, em 1841. A primeira loja com a marca C&A foi aberta em 1861, obtendo um grande êxito. Foi uma das primeiras lojas no mundo a oferecer roupas prontas em diversos tamanhos aos consumidores, a um preço aceitável. Em 1910, a C&A já tinha estabelecido uma vasta cadeia de lojas em toda a Holanda, presente em cidades como Leeuwarden, Amsterdam, Utrecht, Rotterdam, Groningen, Leiden, Haarlem e Enschede.

A expansão para o estrangeiro foi o passo seguinte. Outros membros da família fundaram lojas da marca na cidade de Berlim na Alemanha em 1911, primeira grande loja de departamento da cidade; e na Inglaterra em 1922. Logo depois da Segunda Guerra Mundial, a empresa que tinha como maior mercado a Alemanha, encontrava-se em sérios apuros, afinal boa parte de suas lojas no país estavam fechadas ou destruídas. Nos anos seguintes, a C&A resolveu recomeçar seus negócios na Alemanha com uma forte onda de expansão com a inauguração de inúmeras lojas. A segunda onda de expansão teve lugar muito mais tarde, num clima social e econômico muito diferente. Foi iniciada em 1963, com uma unidade na Bélgica.
Em 1972, a C&A estabeleceu-se na França. Nessa trajetória de sucesso, em 1976 foi inaugurada a primeira loja no Brasil, no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Baseada no tripé, moda/qualidade/preços acessíveis, a C&A logo conquistou uma parcela exigente do mercado que restringia suas compras às butiques. A marca ficou famosa no país com o bailarino Sebastian atuando em suas propagandas desde 1990, e mais recentemente com a modelo Gisele Bündchen; e pelo inesquecível slogan “Abuse e Use”. Enquanto isso na Europa a marca expandia-se rapidamente, fincando bandeira na Suíça em 1977, em Luxemburgo em 1982 e na Espanha em 1983. Seguiu-se a Áustria em 1984, Portugal em 1991, República da Irlanda em 1998 e República Checa em 1999, Polônia em 2001, mesmo ano em que encerrou atividade no mercado inglês, fincando a marca C&A em boa parte dos países do velho continente.

As marcas próprias
Em suas enormes lojas a C&A oferece aos consumidores uma vasta gama de produtos, que abrangem todos os estilos, comercializados sob várias marcas próprias. São 460 designers e compradores que desenvolvem coleções baseadas nas tendências da moda atual e nas inovações técnicas que ocorrem ao redor do mundo. Atualmente a empresa oferece 10 marcas exclusivas:

JINGLERS: linha roupa jeans autêntica da C&A com múltiplas variações, tecidos de alta qualidade e resistência, além de visual moderno.

CLOCKHOUSE: coleção voltada para jovens adultos entre os 18 e os 25 anos de idade com peças modernas e descoladas para o dia-a-dia, oferecendo estilos autênticos e constantemente adaptado às novas tendências da moda.

WESTBURY: Linha de roupas clássicas e de qualidade elevada em termos de tecido para homens. É a marca para o homem exigente de hoje, e tanto serve para a reunião de negócios como para os tempos de lazer.

YESSICA: Linha de roupas e acessórios para mulheres jovens e modernas.

SIXTH SENSE: Linha de roupas elegantes e clássicas para mulheres.

BABY CLUB: Linha roupas para bebês.

HERE THERE: Linha de roupas para meninas de 7 a 14 anos.

O instituto
O Instituto C&A é uma organização sem fins lucrativos e de interesse público, que tem como foco promover e qualificar o processo de educação de crianças e adolescentes no Brasil. Foi fundado em 5 de agosto de 1991, atendendo ao desejo dos acionistas da C&A de institucionalizar sua política de investimento social. O Instituto C&A oferece apoio técnico e financeiro a programas e projetos sociais realizados por outras instituições da sociedade civil também dedicadas à educação de crianças e adolescentes. As ações devem estar situadas em cidades ou regiões metropolitanas onde a empresa C&A possui operações.


 
Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com