segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A empresa foi criada em 1959 na França quando duas famílias de comerciantes, Fournier e Defforey, comandadas por Marcel Fournier, Denis e Jacques Defforey, uniram suas forças para começar um novo empreendimento. Concretizada a parceria entre as duas famílias, surgiu então o CARREFOUR. Somente no ano seguinte, a empresa inaugurou seu primeiro supermercado na cidade francesa de Parmelan, na região da Haute-Savoie. O sucesso da primeira loja foi imediato, fazendo com que a empresa, criasse, em 15 de junho de 1963, um novo conceito de lojas, o hipermercado, com 2.500 metros quadrados de área de vendas e 400 vagas para estacionamento, que abriu suas portas na cidade de Sainte-Geneviéve-Des-Bois, próxima de Paris.

Esse formato inovador, uma loja de auto-serviço, tinha com o objetivo suprir as necessidades de um novo tipo de consumidor europeu. A receptividade do público e o aumento das vendas levaram o CARREFOUR a abrir outras unidades na França e em outros países da Europa, a começar pela Bélgica em 1969 e Espanha em 1973, com o primeiro hipermercado sob a marca Pryca. Nos anos seguintes o CARREFOUR introduziu muitas inovações no mercado como os “produtos livres“ (produtos sem marcas), mas “também bons e mais baratos“, em 1976; promover os famosos grandes descontos em suas lojas (conhecidos como Maxidescontos) em 1979; a introdução de seu próprio cartão de pagamento, o The Pass Card, em 1981; ampliação do leque de serviços do grupo com a introdução dos Seguros Carrefour em 1984; e os produtos com a marca CARREFOUR em 1985. Além disso, neste período inaugurou suas primeiras em países como Brasil e Argentina.

Em 1989, o CARREFOUR se tornou o primeiro varejista mundial a ingressar no mercado asiático através de uma parceria com a empresa Uni President Enterprises Corporation, inaugurando lojas em Taiwan. A experiência adquirida serviu como base para a abertura de outras lojas em países do continente como Malásia (1994), China (1995), Tailândia (1996) e Indonésia (1998). No ano de 1999, o CARREFOUR e o grupo Promódes (proprietária da rede de supermercados Champion) se fundem formando a maior rede varejista alimentícia da Europa e a segunda maior do mundo. Nesse mesmo ano o grupo comprou aproximadamente 85 supermercados no Brasil. No ano seguinte inaugurou seu primeiro hipermercado no Japão e ingressou no comércio on-line. A partir de 2007 a empresa iniciou a transformação ou adaptação de todas as suas bandeiras e formatos de loja para a marca CARREFOUR. Atualmente, muitas unidades do CARREFOUR estão passando por uma completa reformulação, para garantir uma experiência de compra mais agradável aos clientes. Foi assim que o grupo francês CARREFOUR se transformou num gigante no setor de varejo.

Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com