quarta-feira, 19 de janeiro de 2011


A história da marca TANG começou em 1957 quando pesquisadores da empresa alimentícia General Foods Corporation, liderados por William A. Mitchell, criaram um suco em pó concentrado que ao ser misturado com água se transformava em uma bebida deliciosa e refrescante. O produto foi lançado no mercado americano somente em 1959 no sabor laranja. Acredita-se que o nome do produto tenha sido inspirado na China, onde a palavra TANG significa açúcar, substância extremamente abundante na fórmula original do produto. Inicialmente, promovido no mercado como um produto para ser consumido no café da manhã, TANG só começou a fazer sucesso mesmo em 1965, quando a NASA utilizou o produto como bebida em suas missões espaciais tendo como objetivo deixar a água consumida pelos astronautas mais saborosa. Era a publicidade e visibilidade que a marca TANG necessitava para se tornar popular no mercado utilizando o argumento: a bebida que os astronautas levavam em suas viagens ao espaço. O sucesso fez com que novos sabores fossem lançados nos anos seguintes.
Na década de 60 a marca foi introduzida em vários outros mercados ao redor do mundo, e rapidamente TANG passou a estar disponível no Peru, Guatemala, México, Suécia e Espanha. Mas, TANG foi lançado no Brasil somente em 1978, sendo a primeira marca de suco em pó 100% adoçada do mercado, trazendo praticidade, modernidade e o “melhor gostinho da fruta”, para os consumidores. A marca sempre colocou a disposição dos consumidores brasileiros constantes inovações com lançamentos pioneiros como: foi a primeira bebida em pó a incluir Vitamina C em sua formulação; primeira a oferecer mix de sabores (mistura de duas frutas - TANG MIX), lançado no ano de 1997; a incluir polpa de fruta na sua formulação (produto introduzido no mercado em 1999) e a primeira a oferecer Vitamina A, C e Ferro (com o lançamento do TANG PLUS), introduzido no mercado no ano de 2003. Desde então, segue sendo líder e hoje detém 30% do valor do mercado, respondendo por 14% de seu volume. Isso tudo porque a marca conquistou a família brasileira e está presente em 45% dos lares do país.
A partir de meados da década de 80, a marca, sob o comando da gigante Kraft Foods, começou a introduzir no mercado inúmeras novidades e variações como a versão sem açúcar, contendo aspartame, lançada em março de 1985; novos e exóticos sabores; além de transformar o produto em “fonte de saúde”, introduzindo versões enriquecidas com vitaminas A, C e Ferro. Depois, lançou misturas que os consumidores consagraram em bares e lanchonetes, como manga com laranja e laranja com morango. Em 2002 a embalagem de TANG passou a ter o mesmo visual em todos os países onde a marca estava presente. Cinco anos depois a Kraft Foods introduziu uma nova versão do produto chamada TANG fruitrition, com 50% do açúcar contido na fórmula, sendo substituído por adoçante, e as novas embalagens contendo a frase “1/2 the Sugar of 100% juice”. A menor quantidade de açúcar e uma nova composição deixaram TANG com uma consistência mais próxima do suco natural.
Recentemente no Brasil, em 2010, a marca lançou uma enorme campanha publicitária para anunciar os benefícios da nova fórmula do produto: mais natural e enriquecida com TANG-Pró (complexo de vitaminas que contribuem para o desenvolvimento físico e mental). Juntamente com a nova fórmula foram apresentadas as novas embalagens da marca, que buscam traduzir conceitos de naturalidade. As folhas verdes nas embalagens remetem a um ambiente natural e agora a bebida é apresentada em um copo, destacando a novidade do produto: a presença de espuma na superfície. As frutas frescas em primeiro plano conferem sabor e refrescância ao produto.




Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com