quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Samuel Moore Walton nasceu no ano de 1918. Na época de estudante, foi eleito o rapaz mais versátil e tornou-se presidente do corpo estudantil. Formou-se em economia em 1940. Seu sócio e irmão James Walton (apelidado de Bud), formou-se pela academia militar. A primeira experiência dos irmãos foi como trainees em uma loja na cidade de Oklahoma, chamada DuPont. A primeira loja dos irmãos foi uma franquia da rede Ben-Franklin, na cidade de Newport, estado do Arkansas, em 1945. Foi ali, conhecendo seus concorrentes e colocando em prática as compras diretas dos produtores e vendas por preços baixos que exerceu seu aprendizado de comerciante. Bud e sua esposa Audie associaram-se a Sam e sua mulher Helen por um ano, até comprarem sua própria loja. O casal Walton transformou a loja, que operava com prejuízos, em uma das maiores unidades da rede Ben-Franklin em Arkansas. Todo esse sucesso teve um preço. Em 1950, o proprietário que alugava o imóvel para o casal pediu-o de volta. Foi então que mudaram para Bentonville, uma cidadezinha de hábitos caipiras, encravada no estado americano de Arkansas. Em 1951, o casal passou a administrar uma pequena loja de variedades e de baixo volume chamada WALTON’S 5 & 10. Em seguida, associando-se com o pai e o irmão Bud, seus dois cunhados (Nick e Frank), ele abriu lojas em Little Rock, Springdale e Siloam Springs, no Arkansas, além de outras unidades em Neodesha e Coffeyville. Em uma década, Sam observou vários outros tipos de negócios (inclusive concorrentes como o K-Mart). O conceito da empresa K-Mart era simples: mercadorias de preços baixos com qualidade e ênfase no auto-serviço. Isto levou Sam a considerar um novo tipo de conceito: as Lojas de Descontos. Então, ele e seu irmão Bud, resolveram fundar uma nova empresa no dia 2 de julho de 1962, com a abertura de sua primeira loja, com produtos não perecíveis, na cidade de Rogers, estado do Arkansas, com o nome de Wal-Mart Discount City (nome sugerido por um associado). Com a inauguração os irmãos colocam em prática seu conceito de loja de descontos. A primeira loja tinha 5.000m² e vendia de tudo, desde confecção para crianças à livros e auto-peças. Os anúncios nos jornais, diziam que o WAL-MART vendia somente artigos de primeira qualidade.
Para conseguir cobrar menos que os concorrentes, “Tio Sam”, como era chamado pelos funcionários, tinha fixação por reduzir custos. Ele proibia despesas com material de escritório, e até seus principais executivos eram orientados a usar canetas recebidas de brinde. Essa preocupação em economizar o máximo possível também se estendia à vida pessoal. Anos depois, apesar de ser um dos homens mais ricos do mundo, andava numa picape velha, com os pára-choques amassados. Dois anos após sua fundação, a rede já contava com 24 lojas e um faturamento de US$ 12.6 milhões. Em 1968 a rede se expandiu para fora do estado de Arkansas, inaugurando lojas no estado do Missouri (Sikeston) e Oklahoma (Claremore). Em 1970 inaugurou seu primeiro centro de distribuição na cidade de Bentoville no Arkansas. Nesta época a empresa tinha 78 sócios, um total de 32 lojas, cada uma representando uma combinação diferente de capital entre diversos investidores. A família Walton era a maior acionista, mas Sam e Helen estavam muito endividados. Para sair do endividamento resolveram transformar a WAL-MART em sociedade anônima. O primeiro lote de 300.000 ações foi vendido em 1º de outubro de 1970, a US$ 16,50 cada, para aproximadamente 800 acionistas, arrecadando US$ 4.95 milhões.
A estratégia para o crescimento acelerado, adotada daquele momento em diante, continuou seguindo a prática anterior. O foco de crescimento se manteve a partir das pequenas cidades. No ano seguinte já estava presente em cinco estados americanos. Em 1975, inspirado pelos trabalhadores que Sam Walton viu em uma de suas viagens pela Coréia do Sul, foi introduzido o “Wal-Mart Cheer” (o tradicional grito de guerra da empresa) para seus associados, como ele costumava se referir aos seus funcionários. Dois anos depois, com 195 lojas e vendas de US$ 678.4 milhões, ocorreu a primeira aquisição de grande porte: 16 lojas da rede Mohr Value Chain. Na década de 80, graças ao instinto visionário de Sam, a rede se lançou em novos formatos comerciais, inaugurando o primeiro clube de compras da empresa e o primeiro hipermercado. Nos anos seguintes a empresa teve um ritmo de crescimento impressionante nos Estados Unidos, abrindo unidades em vários estados, e se tornando, em 1990, a rede número 1 do mercado. Em 1991, iniciou sua expansão internacional com a inauguração de uma loja na Cidade do México. No ano seguinte ingressou no mercado de Porto Rico e alcançou vendas superiores a US$ 1 bilhão em uma única semana. Em 1996 foi a vez de ingressar no mercado chinês, e, pouco depois, em 1999, no mercado britânico ao comprar o Grupo ASDA por US$ 10 bilhões. Em 2002, no dia anterior ao feriado de Ação de Graças, conhecido como Thanksgiving Day, a empresa registrou a maior vendagem em um único dia na história dos Estados Unidos: US$ 1.43 bilhões. Era a confirmação da transformação da empresa em uma verdadeira gigante do varejo. Nos anos seguintes o gigante não sossegou: cresceu no mercado internacional, ampliou lojas nos Estados Unidos e viu suas vendas dispararem como nunca.
A imagem de rede que vende barato é o pilar único do grupo - e isso sustentou um dos slogans mais antigos da história do varejo. Esse é também o mote do atual slogan, com um adendo: a qualidade de vida. Em 2007, a rede retirou o famoso “Always Low Prices” e introduziu o “Save Money. Live Better”. Traduzindo: você pode viver melhor gastando menos - exatamente a linha de pensamento que está martelando na cabeça dos americanos hoje.

Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com