segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O sistema de vendas diretas no qual a empresa está fundamentada começou por vias indiretas, quando o vendedor de livros David H. McConnell, fundador da AVON, começou a oferecer um frasco de perfume como brinde para seus clientes. Criou uma fragrância nova de rosas para presentear com vidrinhos de perfume quem aceitasse ouvir sua apresentação, pois não era bem recebido nas casas, quando vendia livros de porta em porta, na cidade de Nova York. Acabou mudando de ramo, pois o sucesso do brinde foi maior do que de seus livros. Nasceu então a empresa California Perfume Company (conhecida como CPC), com foco voltado para vendas em domicílio. O negócio começou em um espaço não maior do que uma despensa de cozinha. Ele próprio produzia os perfumes, era o caixa, o correspondente, o despachante e o office boy. Com foco voltado para vendas em domicílio, ele convidou Florence Albee, viúva de um senador, para ser a primeira revendedora de sua nova empresa e vender a coleção de perfumes Little Dot, disponível nas fragrâncias Violet, White Rose, Heliotrope, Lily-of-the-Valley e Hyacinth.
Durante seis meses, Florence foi sua única funcionária da empresa e vagava de trem ou a cavalo para vender os produtos. A empresa começou também a mudar o papel das mulheres na sociedade. Vivendo em uma época em que a única ocupação aceitável para uma mulher era a de dona de casa, Ms. Albee, percebendo o grande potencial do negócio, apostou no modelo de negócio da venda porta a porta e convidou outras mulheres para montar o primeiro grupo de revendedoras da história da AVON. Nada mal para um público que na época não havia conquistado sequer o direito ao voto. Menos de uma década após sua fundação, em 1896, a empresa apresentava seu primeiro catálogo para consulta, através do quais as consumidoras podiam escolher entre perfumes, sabonetes, pó-de-arroz, cremes para a pele, xampus, cremes de barbear, entre outros produtos. Nesse mesmo período, foi contratado o maior perfumista da época, Adolph Goetting, para trabalhar no recém-inaugurado laboratório de pesquisas da empresa localizada em Suffern, Nova York.
O primeiro escritório internacional foi aberto na cidade de Montreal no Canadá em 1914. A mudança de nome só aconteceu em 1939, quando a atuação da empresa ampliou, ao ingressar em outros estados americanos além da Califórnia. Na década de 50, com o crescente sucesso dos perfumes AVON, a empresa resolveu expandir seus negócios e se espalhou rapidamente pelos cinco continentes. Na mesma trajetória de outras grandes empresas, a AVON deixava de ser apenas uma empresa multinacional para se transformar em uma organização global. Iniciou sua grande expansão internacional, quando foi formada a Divisão Internacional. A sede, nos Estados Unidos, passou a funcionar como um centro de negócios e as filiais agrupadas, atuavam como divisões autônomas. Todas operavam com produtos testados pela matriz, seguindo as exigências de cada mercado local. Baseadas nesse conceito, as unidades realizavam pesquisas técnicas e mercadológicas. Também podiam trocar informações e comercializar entre si matérias-primas e produtos acabados.
Em 1954 a vendas atingiam a marca de US$ 55 milhões e a famosa campanha publicitária “AVON Calling” foi introduzida. Em 1989, a AVON foi a primeira grande indústria de cosméticos que deixou oficialmente de usar animais para fins de pesquisa e testes. Pouco tempo depois, lançou a deo-colônia Lahana, produzida a partir do avançado sistema "living-flowers". Antes, as essências aromáticas só podiam ser extraídas com a destruição da planta. O "living-flowers" preservava a vida da flor, extraia sua essência aromática sem destruí-la e a reproduzia sinteticamente em escala industrial. Em 1996, mostrando mais uma vez seu pioneirismo na indústria cosmética, foi a primeira a vender seus produtos on-line. No ano de 2000, assina contrato com as tenistas Venus e Serena Williams, para serem as porta-vozes da campanha global denominada “Let’s Talk”. Além disso, em 2004, a Avon Foundation lança a campanha Speak Out Against Domestic Violence, contra a violência doméstica. A atriz Salma Hayek é escolhida como porta-voz mundial da campanha. E, em 2007, a bela artiz Reese Witherspoon foi nomeada a embaixadora da marca. Em sua nova função, a atriz recebeu o título de presidente de honra da Fundação Avon, fundada em 1955 e focada em temas como câncer de mama e violência doméstica.
Hoje em dia, a AVON produz e vende perfumes, maquiagens, cremes, loções, produtos para o cabelo, pele e cuidados diários, entre outros itens. Todos os produtos são testados nos mais avançados laboratórios internacionais e seguem rigorosamente as normas do FDA - Food and Drugs Administration - órgão oficial de controle de qualidade dos Estados Unidos. Atualmente, mais de 300 cientistas estão envolvidos em descobertas de novas tecnologias aplicadas em cosméticos. Investindo mais de US$ 100 milhões anualmente em pesquisa e desenvolvimento, a AVON desenvolve mais de 1.000 novos produtos todos os anos para atender o desejo de milhões de consumidoras. A sede da empresa, localizada em Nova York, funciona hoje como um centro de negócios e as filiais agrupadas atuam como divisões autônomas. Todas operam com produtos testados pela matriz, seguindo as exigências de cada mercado local.
Com o propósito de sempre atender às necessidades das mulheres, a AVON tem sido pioneira em soluções científicas, inspirando a própria indústria cosmética. Foi, por exemplo, a primeira grande companhia de produtos de beleza a estabilizar o ingrediente antiidade retinol, a mais pura forma da vitamina A, para ser utilizada em tratamentos de beleza. Sua inovação mais importante foi a introdução do AHA - alfa-hidroxi-ácido - no mercado de massa, que ocorreu em 1993 com o lançamento da linha Renew Perfecting Complex for Face, que, ao tornar-se um sucesso comercial, ajudou a criar a categoria de produtos antiidade no mundo. Além de oferecer produtos de beleza e bem-estar para a satisfação de sua consumidora, a empresa tem um compromisso social com as mulheres de todo o mundo. A companhia desenvolve diversos programas sociais nos países em que atua com o objetivo de garantir a saúde, o bem-estar e a total inserção da mulher na sociedade. A AVON é reconhecidamente a empresa que mais investe na saúde da mulher, realizando ações no combate ao câncer de mama desde 1992. Mundialmente conhecida como Kiss Goodbye to Breast Cancer, no Brasil, a campanha “Um Beijo pela Vida” arrecada fundos para promover ações que visam diminuir a mortalidade feminina ocasionada pelo câncer de mama, promovendo o diagnóstico precoce.

A marca no Brasil
No Brasil, o trabalho de venda direta da AVON teve início no dia 6 de agosto de 1959, com a abertura de uma subsidiária, no bairro de Santo Amaro, na cidade de São Paulo, e a publicação de um anúncio no Suplemento Feminino do jornal Diário de São Paulo. O texto dizia: “Oportunidade às donas de casa. Para a senhora, que quer acrescentar dinheiro ao orçamento doméstico! Trabalhando apenas 4 horas por dia, representando AVON Cosméticos em seu bairro, a senhora terá uma excelente oportunidade de ganhar mais! Nós a treinaremos. Marque entrevista pelo telefone 36-7201 - São Paulo”. O anúncio fez sucesso e, desde então, a força de vendas do país só aumentou.
Em outubro de 1970 foi inaugurada a fábrica da AVON em Interlagos, São Paulo, para onde foram transferidas as atividades da antiga unidade. Naquela década, as instalações passaram por duas ampliações que permitiram a consolidação dos produtos AVON em todo mercado nacional. O ano de 1983 marca o lançamento do primeiro produto totalmente desenvolvido no Brasil, desde a fragrância até a embalagem: a colônia Encontro. Depois deste sucesso, a empresa desenvolveu inúmeros outros, como: as fragrâncias Arts, Trekking, Luiza Brunet, Pretty Blue e Moments. Em 1997, foi inaugurada uma unidade Avon no Ceará e, em 2003, na Bahia. A aposta no Brasil também fez com que a empresa criasse aqui o seu maior centro de distribuição mundial, localizado em Osasco (SP). O centro de distribuição é destinado às atividades das áreas de separação e distribuição e permite a modernização de sistemas e equipamentos. A AVON Brasil é a segunda unidade da corporação em vendas. É fácil comprovar este cenário: a cada dois batons vendidos, um é da marca AVON. O mesmo acontece com os produtos antiidade. A cada dois produtos comercializados por aqui um é da linha Renew. Os produtos comercializados atingem cerca de 20 milhões de brasileiros, que adquirem novos produtos a cada 19 dias. A força de vendas é representada por 1 milhão de revendedoras autônomas que garantem à empresa um faturamento bruto de R$ 4 bilhões.


Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com