A TRAKINAS foi lançada no mercado brasileiro em 1988 pela empresa americana Nabisco, sendo a primeira marca de biscoitos voltada para um público infantil no Brasil. O pioneirismo da marca nessa categoria de mercado levou ao lançamento de novidades: bolacha com furinhos, carinhas divertidas, enriquecidas com vitaminas e a primeira a introduzir a embalagem lanchinho, pesando 93 gramas. Lançamentos chaves também foram importantes para o sucesso da marca, mantendo sua posição de liderança e surpreendendo seus consumidores com produtos inovadores como a Trakinas Mais Mais, com mais recheio; e a Trakinas Meio a Meio (morango, chocolate e baunilha), com metade de um sabor e metade de outro, o que valeu o prêmio de melhor lançamento de produto concedido pela Kraft Foods International. Com a compra da Nabisco pela poderosa Kraft Foods em 2000, o produto foi re-lançado no mercado com mudança de embalagem (muito mais impactantes), novo posicionamento e produtos, se tornando uma grande diversão para a criançada. As campanhas publicitárias sempre traziam situações de interação entre as crianças e suas famílias, em associações com esperteza, traquinagem e vitalidade, que personificam a marca e seus consumidores. Com a conquista da liderança de mercado, a marca vem constantemente lançando novos e surpreendentes produtos como em 2003 quando as carinhas ganharam novos formatos (alto relevo) e novos desenhos (10 novas carinhas) com a introdução do TRAKINAS Super Carinhas, tornando a marca mais irreverente ainda e com apelo maior junto à garotada.
O sucesso da marca TRAKINAS fez com que sua página na internet se tornasse uma das 10 melhores do Ibest em 2004. E esse sucesso enorme levou a empresa a diversificar sua linha de produto para outros segmentos, introduzindo no mercado ovos de páscoa, onde a marca rapidamente se tornou uma das líderes de mercado, e chocolates em barra (com deliciosos pedacinhos da bolacha). Os ovos infantis da marca, que traziam brindes inéditos e exclusivos, se tornaram uma das grandes vedetes dentro da linha de produtos da Kraft Foods. Isto porque, além da força da marca TRAKINAS, os ovos traziam inovações nos brindes como: Trakisom, primeiro brinquedo eletrônico da Páscoa que emitia três sons, como uma divertida gargalhada e um grito; Trakiphone, brinquedo com jato d’água que simulava um telefone celular de verdade; e Trakipum, uma almofada inflável que emitia sons.
A marca no mundo
A linha de bolachas recheadas TRAKINAS é a líder no mercado nacional com cerca de 16% de participação, estando presente em aproximadamente 16 países ao redor do mundo, tendo como maiores mercados, além do Brasil, Argentina e China. A TRAKINAS investe muito em marketing, além de criar uma página da Internet voltada especificamente para o público infantil, responsável pelo consumo de 2/3, a marca também aparece em revistas em quadrinhos contando histórias de travessuras.
Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com