sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tudo começou em 23 de janeiro de 2001, quando a Portugal Telecom e a Telefónica Móviles firmaram um acordo estratégico para criar uma empresa de telefonia celular no Brasil que reuniria todos os seus investimentos em negócios de telefonia celular de acordo com a legislação brasileira. A VIVO foi resultado de uma união das principais operadoras de telefonia celular do Brasil (Telesp Celular Participações S.A., Tele Leste Celular Participações S.A., Tele Sudeste Celular Participações S.A., Celular CRT Participações S.A., Norte Brasil Telecom S/A, Global Telecom S/A e Telemig Celular Participações S/A), formando a maior empresa do setor na América do Sul. Um dos grandes marcos desse primeiro ano da história desse acordo estratégico foi, sem dúvida, o lançamento da marca VIVO que ocorreu em 13 de abril de 2003.
Depois de meses de estudos para a escolha do nome, a marca VIVO “invadiu” o Brasil de Norte a Sul. Foi uma mega-operação que envolveu shows e eventos nos vários estados, campanha na televisão e em outras mídias, nova identidade visual para as lojas e prédios da organização e uma infinidade de ações que, em curtíssimo espaço de tempo, tornaram a marca e o ícone (um pequeno bonequinho estilizado) íntimos dos brasileiros. Em menos de dois meses, marca tornou-se Top of Mind, com índices sempre crescentes, que chegaram aos 42%, ao final de 2003 - 20 pontos à frente da segunda marca. No campo da inovação, um dos destaques deste ano foi o lançamento do Vivo ao Vivo - uma superplataforma multimídia, desenvolvida pelas equipes brasileiras, que revolucionaram o conceito de acesso a serviços. Vivo ao Vivo levou todos os serviços para a tela do celular ao alcance de um clique. Transformou o celular num micro computador.
Ainda este ano continuou crescendo, adquirindo a TCO (Tele Centro-Oeste Celular S.A.), ampliando a sua presença para um total de 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Com a TCO, a base de clientes passou a somar, na época, 16,8 milhões de pessoas. Ao completar um ano de operação a VIVO já registrava 22 milhões de usuários. Nos anos seguintes a VIVO cresceu ainda mais consolidando sua liderança no mercado brasileiro através de inovações tecnológicas e prestações de novos serviços.
Dentre os fatos expressivos de 2007, há que se destacar a conclusão da implantação da rede GSM que permitiu encerrar o ano atingindo um total de 2.318 municípios brasileiros e uma base de 11,2 milhões de clientes nessa tecnologia; a compra no mês de agosto da Telemig Celular, líder em cobertura no Estado de Minas Gerais, por aproximadamente R$ 1 bilhão; a aquisição das freqüências de 1,9 MHz para levar a cobertura ao Nordeste e das licenças de 3G; as inovações em aparelhos, planos e serviços, e atendimento. A VIVO encerrou este ano como líder em telefonia celular do país, com 33,5 milhões de usuários em sua base.
Em 2008 a VIVO atingiu uma marca histórica: em três anos - desde 2005 – entraram na comunidade VIVO 10 milhões de usuários, fazendo com que a base de clientes atingisse 40 milhões de clientes. E sua evolução mostra que a companhia está mais contemporânea do que nunca, com uma base de clientes satisfeitos (ou fiéis), sinal de qualidade que não custa mais caro e o melhor foco em atendimento. Atualmente a operadora tem como diferenciais competitivos: a cobertura, a modernidade e o caráter inovador de seus serviços de transmissão de voz e dados, como acesso à Internet móvel em banda larga, transmissão de vídeo e outros formatos de comunicação on-line.


Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com