Michael Dell fundou a empresa em 1984, então com 19 anos, enquanto ainda estudava medicina na Universidade do Texas na cidade de Austin. Com apenas US$ 1 mil, a empresa foi fundada com o nome de PC´s Limited. Sua idéia era vender computadores pessoais direto aos clientes, passando por cima dos canais de distribuição tradicionais: as lojas. Para dar o pontapé inicial da empresa, precisava conseguir máquinas a preços baixos. Entrou em uma loja de informática e comprou a prazo todo o estoque de computadores encalhados. Aí, pegou as máquinas, e dentro de seu dormitório na universidade, calibrou-as com discos rígidos maiores e programas mais recentes, e começou a vendê-las por telefone, com preços em média 20% inferiores aos da concorrência, através de anúncios colocados em revistas especializadas de informática. Nascia um conceito novo e simples de negócio: vender computadores pessoais diretamente ao consumidor, trabalhando com estoques mínimos, sem o uso dos canais tradicionais de distribuição.
Desta forma, a empresa poderia detectar melhor a necessidade de seus clientes e oferecer soluções mais eficazes para satisfazê-los. Com o sucesso da empresa, Michael Dell largou a faculdade para administrar seu negócio em tempo integral. Somente no primeiro ano, a empresa teve um faturamento de US$ 6 milhões. O sucesso foi tanto que Michael Dell começou a ser assediado para vender sua empresa. Em 1987, a PC´s Limited começou a operar também no Reino Unido. Nos quatro anos seguintes, espalhou suas operações por outros 11 países.
Somente em 1988 a empresa adota o nome de Dell Computers. No ano de 1990, a empresa tentou vender seus produtos indiretamente através de supermercados e lojas de computadores como as redes CompUSA e Staples, porém o sucesso foi muito tímido e a DELL voltou o foco no seu bem sucedido modelo de vendas diretas ao consumidor. Em 1993, ingressou de vez na chamada “Guerra dos computadores” ao baixar seus preços ainda mais e estender a garantia. Foram anos de uma obsessiva busca pela redução de custos, que resultou em uma empresa feita sob medida para a Internet – anos antes de ela existir. Quando, em 1995, a Internet explodiu, a DELL tinha a faca e o queijo na mão. Começou a vender on-line no ano seguinte. Em 1997 se tornou a primeira empresa a registrar um volume diário de vendas on-line no valor de US$ 1 milhão. Dois anos depois ultrapassou a Compaq e se tornou a maior vendedora de computadores pessoais do mercado americano.
A empresa abriu sua fábrica em solo brasileiro na cidade de Eldorado do Sul no Rio Grande do Sul em novembro desse mesmo ano. A partir de 2004 expandiu seus produtos para multimídia e entretenimento com o lançamento de televisores, handhelds, tocadores de músicas digitais e jukeboxes digitais. Em 2009 a empresa adquiriu a Perot Systems por aproximadamente US$ 3.9 bilhões, e pretende transformá-la em sua divisão global de prestação de serviços. Com isso, a DELL expandirá sua gama de serviços de TI, provavelmente incrementando suas vendas de hardware para os atuais clientes da Perot, uma das maiores prestadoras de serviço na área de saúde nos Estados Unidos. Além disso, a empresa poderá prestar serviços de nova geração como, por exemplo, computação na nuvem. Foi assim que Michael Dell, executivo-chefe há mais tempo no cargo na indústria de computadores, e que anunciou aos 18 anos de idade que bateria a IBM, se tornou o homem mais rico do mundo com menos de 40 anos de idade.
Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com