quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A história começou na década de 60 quando o grupo holandês SHV, sigla para (Steenkolen Handeis Vereeniging), formado em 1896 a partir da união de um grande número de companhias de comercialização de carvão, decidiu ingressar em novos segmentos de mercado em virtude do declínio do carvão como fonte primária de geração de energia. Um desses novos negócios foi inaugurado na cidade de Amsterdã no ano de 1968, quando a empresa abriu a primeira unidade do MAKRO, um supermercado atacadista de auto-serviço (no estilo cash and carry) que oferecia um sortimento completo de produtos para o negócio de clientes profissionais (varejistas, restaurantes, cafés e hotéis), resolvendo todos os problemas de abastecimento em uma única visita.

Não demorou muito para que outras lojas do MAKRO, que não estão abertas ao público em geral, apenas a empresas e consumidores registados como membro, fossem inauguradas pelo país. Sua rápida expansão internacional começou em 1970 com a inauguração de uma loja na Bélgica e no ano seguinte com outra na cidade de Manchester Inglaterra; ingressando também em mercados chaves como França, Áustria e Dinamarca. A empresa iniciou suas atividades no Brasil em 1972 com a inauguração de sua primeira loja na cidade de São Paulo. Nos primeiros anos de atividade, o MAKRO cresceu em um ritmo lento, inaugurando lojas nos principais pólos econômicos do país, concentrando suas atividades na região Sudeste. A partir do começo dos anos 90, a rede passou a investir maciçamente na inauguração de lojas em todo o Brasil, alinhado com o crescimento das demais regiões, principalmente nas regiões Sul e Nordeste.
Mundialmente, nos anos seguintes e na década de 80, a rede estendeu as suas atividades para a América e Ásia, inaugurando várias unidades na região, estreando em 1989 na Tailândia, em 1992 na Indonésia, Malásia (1993), China e Filipinas (1996). Contudo a rede viria a fechar suas lojas nos Estados Unidos devido a feroz competitividade do mercado. As lojas européias do MAKRO foram adquiridas em 1998 pela empresa alemã METRO, um dos maiores grupos varejistas do mundo. As lojas não-européias continuaram sob o comando da empresa holandesa, exceto as sul-africanas e as do Zimbabwe, que foram nacionalizadas.
Atualmente o MAKRO comercializa e distribui uma enorme variedade de produtos, sendo mais de 12.000 itens em alimentos (padaria, uma seção de vinhos, carne, peixe, frescos e congelados) e não-alimentos (que inclui bricolage, joalheria, eletrodomésticos, informática, artigos para jardim e outros itens sazonais), além de marcas próprias como ARO (desenvolvida para atender clientes como hotéis, restaurantes, cafeterias, padarias, bares, entre outros, com produtos de qualidade oferecidos em embalagens institucionais e práticas), M&K (desenvolvida para atender clientes varejistas proporcionando maior rentabilidade para seu negócio com preços imbatíveis) e Clean Line (linha completa de produtos de limpeza e higiene), a preços ainda mais reduzidos, possibilitando maior lucratividade aos clientes devidamente cadastrados com o “Passaporte Makro”. Algumas lojas possuem ainda restaurantes e postos de combustíveis. As lojas do MAKRO contam com um sistema de televendas, pelo qual os clientes podem efetuar cotações de preços e finalizar a compra antes mesmo de sair do seu negócio. Além disso, uma boa parte de suas lojas já conta com serviço de entrega aos seus clientes.

A identidade visual
Como a marca MAKRO no mundo é de propriedade de duas empresas diferentes, SVH (América do Sul e Ásia) e METRO AG (Europa), ela possui identidades visuais distintas. As lojas da Europa seguem o design de outras unidades do grupo METRO.

Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com