Não demorou muito para que outras lojas do MAKRO, que não estão abertas ao público em geral, apenas a empresas e consumidores registados como membro, fossem inauguradas pelo país. Sua rápida expansão internacional começou em 1970 com a inauguração de uma loja na Bélgica e no ano seguinte com outra na cidade de Manchester Inglaterra; ingressando também em mercados chaves como França, Áustria e Dinamarca. A empresa iniciou suas atividades no Brasil em 1972 com a inauguração de sua primeira loja na cidade de São Paulo. Nos primeiros anos de atividade, o MAKRO cresceu em um ritmo lento, inaugurando lojas nos principais pólos econômicos do país, concentrando suas atividades na região Sudeste. A partir do começo dos anos 90, a rede passou a investir maciçamente na inauguração de lojas em todo o Brasil, alinhado com o crescimento das demais regiões, principalmente nas regiões Sul e Nordeste.
Mundialmente, nos anos seguintes e na década de 80, a rede estendeu as suas atividades para a América e Ásia, inaugurando várias unidades na região, estreando em 1989 na Tailândia, em 1992 na Indonésia, Malásia (1993), China e Filipinas (1996). Contudo a rede viria a fechar suas lojas nos Estados Unidos devido a feroz competitividade do mercado. As lojas européias do MAKRO foram adquiridas em 1998 pela empresa alemã METRO, um dos maiores grupos varejistas do mundo. As lojas não-européias continuaram sob o comando da empresa holandesa, exceto as sul-africanas e as do Zimbabwe, que foram nacionalizadas.
Atualmente o MAKRO comercializa e distribui uma enorme variedade de produtos, sendo mais de 12.000 itens em alimentos (padaria, uma seção de vinhos, carne, peixe, frescos e congelados) e não-alimentos (que inclui bricolage, joalheria, eletrodomésticos, informática, artigos para jardim e outros itens sazonais), além de marcas próprias como ARO (desenvolvida para atender clientes como hotéis, restaurantes, cafeterias, padarias, bares, entre outros, com produtos de qualidade oferecidos em embalagens institucionais e práticas), M&K (desenvolvida para atender clientes varejistas proporcionando maior rentabilidade para seu negócio com preços imbatíveis) e Clean Line (linha completa de produtos de limpeza e higiene), a preços ainda mais reduzidos, possibilitando maior lucratividade aos clientes devidamente cadastrados com o “Passaporte Makro”. Algumas lojas possuem ainda restaurantes e postos de combustíveis. As lojas do MAKRO contam com um sistema de televendas, pelo qual os clientes podem efetuar cotações de preços e finalizar a compra antes mesmo de sair do seu negócio. Além disso, uma boa parte de suas lojas já conta com serviço de entrega aos seus clientes.
A identidade visual
Como a marca MAKRO no mundo é de propriedade de duas empresas diferentes, SVH (América do Sul e Ásia) e METRO AG (Europa), ela possui identidades visuais distintas. As lojas da Europa seguem o design de outras unidades do grupo METRO.
Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com