quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Nos anos 60, a empresa Procter & Gamble percebeu uma grande insatisfação dos consumidores americanos em relação á batatas fritas. Eram muitas as críticas: elas vinham quebradas e sem uniformidade nos saquinhos. Surgiu, então, a idéia de se fabricar um salgadinho de batata (potato chips) a partir de uma massa temperada, com fatias uniformes, que chegariam intactas ao consumidor por meio de uma embalagem rígida. Foi então que Alexander Liepa, funcionário da Procter & Gamble e morador de um subúrbio da cidade de Cincinnati, havia patenteado o processo de fabricação de uma massa de batata para o exército americano. Era o casamento perfeito para o surgimento do novo produto. Depois de dez anos de intensas pesquisas, a famosa batata PRINGLES foi introduzida no mercado americano em outubro de 1968.
O nome surgiu no meio dessa década quando foi feita uma pesquisa de alguns nomes encontrados na lista telefônica da cidade de Cincinnati que tinham como inicial a letra “P”. O nome Pringle Avenue em Finneytown, subúrbio da cidade, estava disponível para ser registrado como marca e soava apelativamente para representar o produto. O formato do novo produto era único do tipo parabolóide hiperbólico. Traduzindo: uma batata irregular e côncava, sem nenhuma linha reta em sua superfície. Porém, esse design inovador causava um grande problema: como embalar o produto sem que ele se quebrasse inteiro durante o transporte? Foi então, que Frederic J. Baur, químico orgânico da Universidade de Ohio, que trabalhava como técnico em armazenamento de alimentos da Procter & Gamble, inspirado nas latinhas de alumínio dos refrigerantes, criou um tubo de alumínio revestido com uma folha de papelão na cor vermelha. Nessa embalagem as batatas seriam bem conservadas e seguras para serem empilhadas durante o armazenamento. Além disso, a revolucionária embalagem mantinha as batatas inteiras, fresquinhas e crocantes, mesmo depois de aberta. Era algo totalmente inédito nas prateleiras dos supermercados, tanto que, no início, a lata de PRINGLES não fez sucesso. As pessoas achavam esquisito que todas as batatas fossem iguais, do mesmo tamanho, e embaladas em uma lata que mais parecia uma embalagem de bolas de tenis. A batata era ridicularizada pelos concorrentes em anúncios comerciais e o The Potato Chip Institute International (Instituto Internacional de Batatas Fritas), representante dos produtores tradicionais, quis proibir a comercialização do salgadinho como Potato Chips. Com tanta resistência, o produto originalmente chamado “Pringle’s Newfangled Potato Chips”, teve seu nome alterado quando a marca foi introduzida nacionalmente no mercado americano em 1975, tornando-se um ícone cultural tão forte quanto a garrafa de Coca-Cola. Muitos sabores e variedades do produto foram introduzidos nas décadas de 70 e 80. Porém, um dos lançamentos de maior impacto para a marca PRINGLES aconteceu em 1996, quando a empresa introduziu no mercado a Fat Free Pringles (uma batata sem gordura) nos sabores Original, Sour Cream and Onion (creme de cebola) e Barbecue (churrasco). Ainda nesta década o produto foi introduzido em muitos países da Europa como Suécia (1990), Reino Unido (1991), Alemanha (1996), Áustria (1996), Portugal (1998), Grécia (1998), Noruega (1998), França (1999), Espanha (1999), Itália (1999), Dinamarca (1999), Finlândia (1999), Holanda (2000) e Suíça (2000). Nesta época a marca já estava presente em quase 80 países ao redor do mundo. Apesar dos produtos da marca estarem no mercado brasileiro desde o início da década de 90, foi somente em 2002 que as batatas começaram a serem fabricadas e distribuidas oficialmente no país. Em 2007, a marca inovou ao introduzir no mercado a PRINGLES STIX, palitos cozidos de trigo em quatros deliciosos sabores: Crunchy Wheat, Vanilla, Honey Butter e Pizza. O novo produto foi lançado nacionalmente, e até em outros países, no ano seguinte. Em 2010, a inovadora marca lançou no mercado mais uma grande novidade: PRINGLES MULTI GRAINS, uma linha que além da massa da batata leva em sua formulação vários tipos de grãos, como por exemplo o trigo. Recentemente, um dado provou a popularidade da marca: PRINGLES é um dos itens mais comuns nos pacotes que as famílias americanas dos soldados servindo no Iraque costumam mandar para que eles possam matar a saudade dos Estados Unidos.
Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com