terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Na década de 60, o treinador do time de futebol americano da Universidade da Flórida, Ray Graves, procurava uma solução para a queda de rendimento físico do seu time durante os treinos e jogos que, em uma região de clima tropical, eram realizados sob calor intenso. Para melhorar o desempenho de seus atletas, o técnico pediu ajuda a um de seus assistentes, que fazia parte da equipe de cientistas da universidade comandada pelo Dr. Robert Cade. Em 1965, os estudos conduzidos pela equipe de cientistas, composta pelo Dr. Robert Cade, Dana Shires, Alejandro DeQuesada e Jim Free, obtiveram como resultado uma bebida que proporcionasse a reposição rápida de líquidos, carboidratos e sais minerais perdidos pelo organismo, que foi testada em dez jogadores da equipe de futebol americano da universidade. O primeiro jogador a experimentar a nova bebida esportiva foi James Benson.
O Dr. Cade batizou inicialmente sua fórmula de Seminole Fire Water, e observou que os resultados foram bons e satisfatórios. Ele então levou sua fórmula a uma conferência de atletas e preparadores físicos, e distribuiu a sua bebida para mais de 60 atletas na ocasião. No dia 30 de novembro de 1966, a seção de esporte do jornal The Miami Herald, através de uma reportagem, introduziu a nova bebida para a imprensa e conseqüentemente à publicidade. Em outubro de 1967, durante um jogo contra a Universidade da Georgia, na disputa do Orange Bowl, final do futebol americano universitário, toda a equipe utilizou a bebida durante a partida. Naquele dia, os Gators, como era chamado o time da Universidade da Flórida, começaram perdendo, porém conseguiram virar a partida quando a equipe adversária começou a apresentar sinais de desgaste físico. A vitória rendeu elogios à bebida criada pela equipe do Dr. Robert Cade, que foi batizada oficialmente com o nome de GATORADE (algo como "limonada dos Gators"), em homenagem ao time de futebol americano da universidade.

O produto ganhou notoriedade pela conceituada revista Sports Illustrated, quando o técnico adversário, Bobby Dodd, disse que seu time havia perdido para os Gators, em conseqüência de não terem GATORADE (“We didn’t have Gatorade. That Made the Difference”). No dia 1 de julho de 1968, a mesma revista publicou um artigo, assinado pelo jornalista Gil Rogin, falando dos benefícios da nova bebida. "Equipes esportivas famosas vão ao delírio quando falam sobre o líquido verde-limão, opaco, com alguns atributos estranhos e sabor incomum", dizia o texto inicial da reportagem de seis páginas. Era a publicidade que o novo produto precisava. A universidade mostrou pouco interesse na exploração comercial do produto e os direitos de licença foram vendidos para a empresa alimentícia Stokely Van-Camp. A primeira providência tomada pela nova proprietária foi melhorar o sabor da bebida, que não era dos melhores. Um especialista foi contratado e depois de algumas pesquisas, foram acrescentados 2% de açúcar à sua fórmula.
O produto ganhou notoriedade pela conceituada revista Sports Illustrated, quando o técnico adversário, Bobby Dodd, disse que seu time havia perdido para os Gators, em conseqüência de não terem GATORADE (“We didn’t have Gatorade. That Made the Difference”). No dia 1 de julho de 1968, a mesma revista publicou um artigo, assinado pelo jornalista Gil Rogin, falando dos benefícios da nova bebida. "Equipes esportivas famosas vão ao delírio quando falam sobre o líquido verde-limão, opaco, com alguns atributos estranhos e sabor incomum", dizia o texto inicial da reportagem de seis páginas. Era a publicidade que o novo produto precisava. A universidade mostrou pouco interesse na exploração comercial do produto e os direitos de licença foram vendidos para a empresa alimentícia Stokely Van-Camp. A primeira providência tomada pela nova proprietária foi melhorar o sabor da bebida, que não era dos melhores. Um especialista foi contratado e depois de algumas pesquisas, foram acrescentados 2% de açúcar à sua fórmula.O produto começou a ser largamente distribuído e vendido somente em 1983, quando a Quaker Oats comprou a empresa e a marca Gatorade Thirst Quencher. O grande sucesso do produto deve-se também ao Gatorade Sports Science Institute conhecido como GSSI, fundado em 1988, na cidade de Barrington, estado do Illinois, para realizar pesquisas e desenvolver produtos ligados à área de nutrição esportiva e hidratação, ajudando atletas a melhorar sua performance e cuidar da saúde. Foi neste mesmo ano que o produto chegou ao Brasil e a Itália, os dois primeiros mercados internacionais da marca. No ano de 1994 a marca foi introduzida na Austrália, Cingapura e México. Durante esta década o produto foi lançado no mercado disponível em várias embalagens, como lata, saquinhos (versão pó) e garrafa, ajudando a popularizar seu consumo. Em 2001, foi comprada pela Pepsico por quase US$ 14 bilhões e nos anos seguintes diversificou sua linha com produtos inovadores. GATORADE acabou se tornando sinônimo de Sports Drink (bebida esportiva), e atualmente é a bebida isotônica oficial da National Football League (Liga Profissional de Futebol Americano), Major League Baseball (Liga Profissional de Baseball dos Estados Unidos), National Basketball Association (Liga Profissional de Basquete Americano), Women's National Basketball Association (Liga Profissional de Basquete Feminino), USA Basketball (Liga Profissional secundária), National Hockey League (Liga Profissional de Hóquei no Gelo), Association of Volleyball Professionals (Associação Profissional de Volei), US Soccer Federation (Federação Americana de Futebol), Major League Soccer (Liga Profissional de Futebol) e muitas outras organizações e ligas universitárias americanas.

Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com