quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A história do protetor solar mais conhecido e vendido do Brasil começou em 1984 quando a empresa Johnson & Johnson introduziu no mercado como teste nas regiões norte e sul a marca SUNDOWN, com os primeiros fatores FPS (Fatores de Proteção Solar) 4, 8 e 15, inaugurando, desta forma, o mercado de filtros solares no país, com o posicionamento de tratar o sol como amigo. A marca foi responsável pela introdução no mercado brasileiro do conceito de Fator de Proteção Solar (FPS), ensinando e conscientizando as pessoas sobre a necessidade de proteção solar, de uma forma fácil e didática. Desde seu lançamento, SUNDOWN nunca parou de inovar, não demorando muito para ganhar espaço no verão dos brasileiros e adquirindo a liderança neste setor. Em 1989 lançou Fatores de Proteção mais elevados: FPS 20, 25 e 30. As pessoas passaram a desenvolver maior consciência sobre a necessidade de proteção solar, buscando FPS mais altos para proteger a pele dos malefícios causados por uma exposição solar prolongada. Dois anos depois, aprimorando cada vez mais a sua fórmula, oferecia maior espectro de Proteção Solar: AMPLA PROTEÇÃO UVA + UVB. Em 1992 a marca passou a desenvolver produtos voltados para necessidades específicas: lançou o SUNDOWN® Sport FPS 8, para quem pratica esportes ao ar livre e necessita de proteção adequada. Como maior diferencial, a versão Sport oferecia resistência ao suor e à água por 4 horas, dentro ou fora. Outras inovações foram introduzidas no mercado nos anos seguintes como em 1994 com o SUNDOWN® Gel Pós-Sol, com Aloe Vera, que oferecia refrescância e hidratação na pele após a exposição ao sol e o SUNDOWN® Stick, para proteger e hidratar especialmente os lábios e outras áreas sensíveis como nariz e testa; em 1995 oferecendo mais três produtos no mercado: SUNDOWN® Baby FPS 15, para as mães que queriam proteger a pele delicada dos bebês de 0 a 2 anos da exposição ao sol; SUNDOWN® Kids FPS 15, para a criança que não era mais bebê, mas também precisava de atenção e proteção especial; e SUNDOWN® Repelente FPS 15, produto pensado em quem adorava ir para o meio do mato curtir a natureza, pescando ou fazendo caminhadas em trilhas de aventura, garantindo a proteção e ainda repelindo insetos, através de uma agradável fragrância, durante 2 horas. Lançou também o SUNDOWN® Spray FPS 8, uma versão mais prática e moderna, fácil de aplicar na pele, e o Gel Pós-Sol com Repelente, para quem queria desfrutar de um final de tarde mais prolongado nas praias e campos, em 1996; um FPS mais elevado para proteger os bebês com o SUNDOWN® Baby FPS 30, além do SUNDOWN Facial FPS 15, com Vitamina E e Ginkgo Biloba, especificamente para a pele do rosto, que é bem mais delicada que a do corpo e precisa de atenção e cuidado especiais, em 1997; o SUNDOWN® FPS 50, garantindo maior proteção para pessoas de pele clara e sensível, que precisavam de mais cuidados com a exposição solar, em 1998; SUNDOWN® Cabelos, protegendo especialmente os cabelos e ajudando a manter a cor e a força dos fios através dos filtros UVA e UVB, em 1999, além de uma linha específica para proteção facial.
Foi neste mesmo ano que a marca lançou um produto que ajudou os pais a acabarem com o eterno dilema de passar protetor solar: SUNDOWN® Kids Color FPS 30, uma loção de cor roxa que desaparece ao ser espalhada na pele. Era uma maneira divertida e ótima para convencer as crianças a passarem o Filtro Solar. Com a chegada do novo milênio, a marca SUNDOWN, que já era líder absoluta do segmento e marca mais reconhecida da categoria, voltou a inovar com a introdução de produtos revolucionários como, em 2001, com o SUNDOWN® GOLD, primeira linha de bronzeadores da marca. O produto chegou ao mercado e em apenas um ano já se tornou uma das principais marcas de bronzeadores do segmento. Além de agradar aqueles que queriam ficar com a cor do verão, a marca também pensou nas crianças ao modificar as embalagens infantis, deixando-as coloridas, e adicionando cheirinho de fruta nas loções que já eram coloridas.


 No ano seguinte, a linha de protetor solar foi reformulada, levando lançamentos práticos e com qualidade comprovada para todos os consumidores. A linha de bronzeadores Gold foi relançada, presenteando o mercado com uma super novidade: SUNDOWN® Gold Óleo Gel FPS 6. A linha Kids também sofreu alteração: ganhou cara nova com bichinhos do mar e passou a ter opção de cor e cheiro para dois tipos de produtos: FPS 15 e FPS 30. Além disso, a linha para crianças colocou mais uma novidade no mercado: SUNDOWN® Kids Color Melancia FPS 15, com formato de aplicação gatilho, muito mais fácil e divertido de usar. Em 2003 SUNDOWN inaugurou a temporada de verão trazendo proteção com performance. A nova linha Sport chegou totalmente remodelada para atender às necessidades dos praticantes de esporte ao ar livre. Com 5 horas de resistência à água e ao suor, em embalagens impactantes, as versões bisnaga FPS 30 e spray FPS 15 garantiam proteção e cuidado da pele. Além disso, a linha Gold foi incrementada com dois novos produtos: SUNDOWN® Gold Loção Pós-sol que prolongava o bronzeado e iluminava a pele através de partículas douradas e SUNDOWN® Gold Loção Autobronzeadora sem sol, que garantia um bronzeado natural o ano todo. E para a garotada a diversão ficou por conta do novo SUNDOWN® Kids tubarão 30 embalagem spray, mais fácil de aplicar e espalhar, e do SUNDOWN® Kids FPS 60, que trazia mais proteção sob o sol. No ano seguinte a marca trouxe as novas linhas SUNDOWN® Beauty (protegia e cuidava da pele, proporcionando cor dourada e saudável) e SUNDOWN® Illumine (realçava a beleza natural da pele morena e negra, deixando-a protegida, iluminada e hidratada), desenvolvidas especialmente para as mulheres brasileiras que desejam cuidar da pele sob o sol.
Em 2006, a marca trouxe o conceito de UltraProteção, que protegia na hora, por mais tempo até mesmo debaixo d’água. Neste ano, toda a linha KIDS foi relançada com uma nova fórmula para a pele sensível das crianças, combinando ativos de soja e camomila, que têm propriedades calmantes para minimizar os riscos de alergia e vermelhidão da pele dos pequeninos. Recentemente a marca introduziu sua nova fórmula exclusiva SunComplex: mais suave, não-oleosa, de rápida absorção e mais eficaz na proteção - com UVA + UVB balanceado - garantindo até duas horas de resistência à água e suor.
Em 2009 a marca ingressou no mercado de proteção de uso diário e pela primeira vez na história lançou um protetor solar no inverno. O novo SUNDOWN® Facial Diário foi lançado nos FPSs 30 e 50 e além de protetor solar é também hidratante. A nova fórmula com textura leve, rápida absorção e fragrância suave, foi desenvolvida para ser usado sob a maquiagem. No final deste ano, a Johnson & Johnson lançou o novo protetor solar em spray SUNDOWN® Fresh, disponível em duas versões de proteção (FPS 15 e FPS 30) e que promete facilitar o uso e a aplicação do produto sobre a pele do corpo todo. Com uma embalagem prática e moderna, o novo protetor é borrifado com um simples toque das mãos na válvula de ar. Depois de aplicado sobre a pele, com apenas uma das mãos, pode-se espalhar o produto, garantindo proteção solar para o verão. A fórmula é liquida e transparente, o que faz com que o produto seja absorvido bem rápido pela pele.

Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com