quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A origem da SPEEDO remonta à chegada do imigrante escocês Alexander MacRae, então com 22 anos, na famosa praia de Bondi Beach, próxima a cidade de Sydney, em 1910, quando este, vindo de uma pequena vila de pescadores de Loch Kishorn, montou uma pequena empresa manufatureira de roupas íntimas, a MacRae Hosiery. Em 1914, ampliou a linha de produtos de roupas íntimas para roupas de banho, mudando também o nome da companhia para MacRae Knitting Mills. A maior procura por roupas de banho, no entanto, só aconteceu a partir da década de 20, devido a atitudes mais liberais em relação a lugares públicos mistos, à popularidade das praias da região e da aceitação da natação como um esporte. Com a aceitação das roupas de banho e a criação do modelo de “maiô”, MacRae achou que havia chegado o momento da empresa mudar de nome. Em 1928, foi promovida uma competição entre os funcionários para definir um novo nome para a empresa. Foi nessa época que o capitão Jim Parsons criou o slogan “Speed on your Speedos” (algo como “acelere em seus Speedos”), dando o novo nome para a empresa: SPEEDO. Começou a construir seu sucesso e imagem em torno da grande paixão do povo australiano pela natação e estilo de vida intimamente ligado aos esportes aquáticos.

 A marca foi um sucesso imediato, principalmente quando o nadador sueco Arne Borg, um campeão mundial no esporte, utilizou um dos produtos racerback da SPEEDO para quebrar o recorde mundial na piscina, iniciando a reputação da marca de ser líder mundial em roupas de alta performance para esportes aquáticos. Entre os anos de 1930 e 1940, a SPEEDO predominou no mundo da natação competitiva com um crescente número de atletas optando por usar os produtos da marca. Durante a Segunda Guerra Mundial a empresa destinou 90% de sua produção para as forças armadas, fornecendo artigos vitais, assim como rede para mosquitos. Logo após o término do conflito, a SPEEDO não demorou muito para se recuperar, inaugurando uma nova fábrica para suprir a crescente demanda. Trajes de banho femininos de duas peças apareceram pela primeira vez, mas não eram considerados decentes para a época. Na verdade os biquínis da SPEEDO foram banidos das praias australianas por inspetores. Os Jogos Olímpicos de 1956, disputados em Melbourne, foram fundamentais para a marca, que vestiu a equipe australiana de natação com seus produtos esportivos. Em uma semana de competição, a equipe australiana, liderada por John Devitt e Dawn Fraser, conquistou oito medalhas de ouro, alçando o nome SPEEDO ao topo do pódio e tornando a marca famosa em todo o mundo.
Em 1960 a empresa ingressou no mercado americano, nascendo assim a SPEEDO America, depois de um pedido de Bill Lee, executivo do Swin Club de Santa Clara, para patrocinar sua equipe de nadadores com maiôs da marca. O executivo desenvolveu estudos para entender como os nadadores poderiam se tornar mais velozes usando maiôs da empresa. Em 1963, 126 dos 137 competidores do National AAU Championship usavam maiôs SPEEDO. Já na década de 70, iniciou produção no Reino Unido e foi a primeira empresa a produzir roupas de banho em nylon e lycra, tecidos que permanecem como os mais populares para as roupas de banho nos dias de hoje. O crescimento da marca continuou e, enquanto a empresa mantinha sua tradição em roupas competitivas, conquistando cada vez mais medalhas em competições de destaque do que outras marcas concorrentes, a SPEEDO lançou as linhas praia e lazer, ampliando a variedade de produtos e estabelecendo a marca além do swimwear competitivo.

Em 1991, a empresa teve sua sede transferida para a cidade de Londres e continuou a dominar o mundo da natação com o lançamento do primeiro tecido “rápido” para esportes aquáticos (utilizado no maiô S2000), que foi usado pela primeira vez nas Olimpíadas de Barcelona em 1992, quando mais da metade das medalhas foram conquistadas por atletas que usavam SPEEDO. No início do novo milênio, a SPEEDO se viu diante do seguinte dilema: o que fazer para se manter no topo e ainda evitar o avanço das rivais? Para continuar crescendo era preciso sair da água e a marca iniciou uma supreendente amplianção de seu portifólio: o tradicional logotipo em forma de bumerangue foiestampado em centenas de itens como roupas para fitness, relógios, óculos de sol e de grau, calçados esportivos e mochilas. O grande momento de glória da marca aconteceu nas Olimpíadas de Pequim em 2008, quando 95% dos nadadores que ganharam medalha de ouro utilizaram a revolucionária roupa LZR. Somente o americano Michael Phelps conquistou 8 medalhas de ouro. Porém, a conquista da SPEEDO foi muito maior. Hoje em dia, a marca que nasceu na Austrália, domina aproximadamente 75% do mercado mundial de produtos para a prática de esportes aquáticos, aparecendo braçadas à frente de potências como a americana Nike e a alemã Adidas.

Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com